COMUNIDADES TRADICIONAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE LUTA PELOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS EM ALAGOAS

Authors

  • Avelar Araujo Santos Junior UFAL/IGDEMA
  • Joice Kelly de Lima da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Roberto Alexandre Lira de Almeida Neto

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.19.17742

Keywords:

Educação, Terra Indígena, (Sub)espaço Geográfico Escola., Território, Politicas públicas

Abstract

Este artigo se enquadra como um relato de experiência acerca do projeto de pesquisa intitulado “Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial: Povos Indígenas e Quilombolas em Alagoas”, que recebe o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, no âmbito do Edital nº 03/2022 - Apoio a Pesquisas Humanidades. O projeto tem como objetivo realizar o diagnóstico das condições estruturais, políticas e pedagógicas de um conjunto de 10 escolas (cinco indígenas e cinco quilombolas) presentes em distintos contextos territoriais do estado de Alagoas. Já a proposta deste texto preliminar é apresentar o relato de experiência de duas visitas técnicas realizadas em escolas das Terras Indígenas Tingui Botó e Xukuru-Kariri, a fim de elaborar uma caracterização estrutural e traçar uma análise crítica das políticas públicas educacionais implementadas nesses espaços escolares. Com base no materialismo histérico dialético, foram aplicados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica sobre o tema e a pesquisa empírica qualitativa mediante o trabalho de campo e a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Por fim, o artigo proposto aponta questões desafiadoras sobre a Educação Escolar Indígena, em particular, e no tocante às políticas públicas direcionadas para os povos tradicionais do Brasil, em geral.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALAGOAS. Secretaria da Educação. Escolas Estaduais Indígenas de Alagoas. Maceió: Seduc/AL, 2021. Disponível em: <https://dados.al.gov.br/catalogo/hr/dataset/escolas-estaduais-do-estado-de-alagoas/resource/a748ddb7-e238-4c1a-9113-19ed011da6a7>. Acessado em 08 de abril de 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.

BRASIL. Ministério do Planejamento e Orçamento. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2022 – Indígenas: Primeiros resultados do universo. Brasília: MEC, 2023.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto / Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Congresso Nacional, Brasília: MEC, 1996.

CÔRTES, C. N. Educação escolar indígena: resistência ativa e diálogos interculturais. Salvador: EDUFBA, 2023. 300 p.

FORNEIRO, L. Ig. A Organização dos Espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MELAZZO, Everaldo Santos. Problematizando o conceito de políticas públicas: desafios à análise e à prática do planejamento e da gestão. In: Revista Tópos. Presidente Prudente: UNESP/FCT, v. 4, n°2, 2010, p. 9-32.

PINTO, K. S. As representações sociais atribuídas ao (sub)espaço geográfico escola no século xxi. Revista Ensino De Geografia (Recife), 1(3), 64–75, 2019. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ensinodegeografia/article/view/240472>. Acesso em: 04 de março de 2024.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificacion social. In: Journal of World-System Research. Pittsburgh: University of Pittsburgh, American Sociological Association, v. 11, n° 2, verão/outono 2000, p. 342-386.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1994.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico­crítica: primeiras aproximações. 9 ed., Campinas: Autores Associados, 2005.

_______. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, p. 147–168, 2008.

Published

2024-07-16

How to Cite

Araujo Santos Junior, A., Kelly de Lima da Silva, J., & Alexandre Lira de Almeida Neto, R. (2024). COMUNIDADES TRADICIONAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE LUTA PELOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS EM ALAGOAS. Revista Contexto Geográfico, 9(19), 109–122. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.19.17742