COMUNIDADES TRADICIONAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: A EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE LUTA PELOS DIREITOS DOS POVOS INDÍGENAS EM ALAGOAS
DOI :
https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.19.17742Mots-clés :
Educação, Terra Indígena, (Sub)espaço Geográfico Escola., Território, Politicas públicasRésumé
Este artigo se enquadra como um relato de experiência acerca do projeto de pesquisa intitulado “Comunidades Tradicionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial: Povos Indígenas e Quilombolas em Alagoas”, que recebe o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, no âmbito do Edital nº 03/2022 - Apoio a Pesquisas Humanidades. O projeto tem como objetivo realizar o diagnóstico das condições estruturais, políticas e pedagógicas de um conjunto de 10 escolas (cinco indígenas e cinco quilombolas) presentes em distintos contextos territoriais do estado de Alagoas. Já a proposta deste texto preliminar é apresentar o relato de experiência de duas visitas técnicas realizadas em escolas das Terras Indígenas Tingui Botó e Xukuru-Kariri, a fim de elaborar uma caracterização estrutural e traçar uma análise crítica das políticas públicas educacionais implementadas nesses espaços escolares. Com base no materialismo histérico dialético, foram aplicados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica sobre o tema e a pesquisa empírica qualitativa mediante o trabalho de campo e a aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Por fim, o artigo proposto aponta questões desafiadoras sobre a Educação Escolar Indígena, em particular, e no tocante às políticas públicas direcionadas para os povos tradicionais do Brasil, em geral.
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