Geografia (s) que (re)produdem mundos: a cartografia escolar – discutindo a formação continuada para o seu ensino
DOI :
https://doi.org/10.28998/contegeo.7i13.13214Mots-clés :
Formação continuada; Cartografia Escolar; Alfabetização cartográfica; Anos iniciais do Ensino Fundamental.Résumé
Palestra/Conferência proferida no V Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG) e pelo Laboratório de Educação Geográfica de Alagoas (LEGAL), ambos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. 15. Ed, reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do Desenho ao Mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
CALLAI, Helena, Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 18/11/2015.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. (Orgs.). Geografia em Sala de Aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ AGB, 1999.
______. (org.). Ensino de geografia: práticas e contextualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
CASTELLAR, Sônia & VILHENA, Jerusa. A Linguagem e a representação cartográfica. In: ______&______. O ensino de geografia. São Paulo: CENGAGE Learning, 2011. (Coleção ideias em ação)
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha Farias (coor.). Representações do espaço vivido: a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental (relatório final), extensão, PROBEX/UFCG, maio/dezembro de 2018.
FERRACINI, Rosemberg. Entrevista com a professora Dra. Sonia Castellar: da formação de professores ao livro didático. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 241-274, 2014.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
SIMIELI, Maria Elena Ramos. A cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A geografia em sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2009, 98-108 p.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os Autores dos trabalhos aceitos para publicação na revista CONTEXTO GEOGRÁFICO devem concordar com os termos a seguir: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional; b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online;e c) Considerando que o acesso a revista é público, os artigos publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.