Geografia (s) que (re)produdem mundos: a cartografia escolar – discutindo a formação continuada para o seu ensino

Autori

  • Paulo Sérgio Cunha Farias UFCG

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.7i13.13214

Parole chiave:

Formação continuada; Cartografia Escolar; Alfabetização cartográfica; Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Abstract

Palestra/Conferência proferida no V Encontro Regional de Práticas de Ensino em Geografia, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG) e pelo Laboratório de Educação Geográfica de Alagoas (LEGAL), ambos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. Y. O Espaço Geográfico: ensino e representação. 15. Ed, reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do Desenho ao Mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.

CALLAI, Helena, Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. In: Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 18/11/2015.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. (Orgs.). Geografia em Sala de Aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/ AGB, 1999.

______. (org.). Ensino de geografia: práticas e contextualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

CASTELLAR, Sônia & VILHENA, Jerusa. A Linguagem e a representação cartográfica. In: ______&______. O ensino de geografia. São Paulo: CENGAGE Learning, 2011. (Coleção ideias em ação)

FARIAS, Paulo Sérgio Cunha Farias (coor.). Representações do espaço vivido: a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do Ensino Fundamental (relatório final), extensão, PROBEX/UFCG, maio/dezembro de 2018.

FERRACINI, Rosemberg. Entrevista com a professora Dra. Sonia Castellar: da formação de professores ao livro didático. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 241-274, 2014.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.

RICHTER, Denis. O mapa mental no ensino de geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

SIMIELI, Maria Elena Ramos. A cartografia no ensino fundamental e médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A geografia em sala de aula. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2009, 98-108 p.

Pubblicato

2022-02-14

Come citare

Cunha Farias, P. S. (2022). Geografia (s) que (re)produdem mundos: a cartografia escolar – discutindo a formação continuada para o seu ensino. Revista Contexto Geográfico, 7(13), 14–25. https://doi.org/10.28998/contegeo.7i13.13214

Fascicolo

Sezione

V Encontro Regional de Prática de Ensino em Geografia