ENSINO DE GEOGRAFIA E OS ASPECTOS ÉTICOS E INTELECTUAIS: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO

Auteurs-es

  • Caio Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Hugo Arruda de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI :

https://doi.org/10.28998/contegeo.8i.17.15922

Mots-clés :

Educação, Ética, Inteligência, Ensino de Geografia, Território Vivido

Résumé

Independentemente da possível emergência de revoluções técnicas, científicas e educacionais, os aspectos éticos e intelectuais devem ser uma das principais centralidades no âmbito da educação. Tal condição faz com que a Geografia tenha o mesmo propósito. Dentro dessa perspectiva, este escrito teve como objetivo refletir sobre a relação entre intelectualidade e moralidade como condições centrais no ensino de geografia escolar. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se de procedimentos de consulta, interpretação e análise das ideias acerca da relação entre moral, intelectualidade e Geografia. Como resultado da reflexão, destaca-se que as questões éticas e intelectuais ampliam o processo de trocas, compartilhamentos e proposições entre professores e alunos, tendo a dimensão espacial do vivido como síntese desse caminhar educativo.

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Biographie de l'auteur-e

Hugo Arruda de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor adjunto do Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (PPGe-UFRN).

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Publié-e

2023-12-26

Comment citer

Dantas, C., & Arruda de Morais, H. (2023). ENSINO DE GEOGRAFIA E OS ASPECTOS ÉTICOS E INTELECTUAIS: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO. Revista Contexto Geográfico, 8(17), 141 – 150. https://doi.org/10.28998/contegeo.8i.17.15922