ENSINO DE GEOGRAFIA E OS ASPECTOS ÉTICOS E INTELECTUAIS: ELEMENTOS PARA UMA REFLEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.28998/contegeo.8i.17.15922Palavras-chave:
Educação, Ética, Inteligência, Ensino de Geografia, Território VividoResumo
Independentemente da possível emergência de revoluções técnicas, científicas e educacionais, os aspectos éticos e intelectuais devem ser uma das principais centralidades no âmbito da educação. Tal condição faz com que a Geografia tenha o mesmo propósito. Dentro dessa perspectiva, este escrito teve como objetivo refletir sobre a relação entre intelectualidade e moralidade como condições centrais no ensino de geografia escolar. Do ponto de vista metodológico, utilizou-se de procedimentos de consulta, interpretação e análise das ideias acerca da relação entre moral, intelectualidade e Geografia. Como resultado da reflexão, destaca-se que as questões éticas e intelectuais ampliam o processo de trocas, compartilhamentos e proposições entre professores e alunos, tendo a dimensão espacial do vivido como síntese desse caminhar educativo.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. 200 p.
CASTILHO, Cláudio Jorge Moura de. Diferente prática pedagógica (da geografia), diferentes experiências de vida na sociedade. Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 04, n. 02, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistamseu/article/view/229885. Acesso em: 1 jun. 2023.
CONFÚCIO. Os Analectos. Porto Alegre: Coleção L&PM POCKET, 2020. 256 p.
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Pontífice Universidade Católica de São Paulo, 1997.
DE MASI, Domenico. Simples revolução: trabalho, ócio e criatividade – novos rumos para uma sociedade perdida. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
DEON, Alana Rigo; CALLAI, Helena Copetti. A educação escolar e a geografia como possibilidades de formação para a cidadania. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 33, n. 104, p. 264-290, 2018. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6741. Acesso em: 1 jun. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.
HEGEL, Friedrich. Prefácio à phenomenology (III, I, 11). [S. l.], 1966.
KANT, Immanuel. Ensinar a pensar. Tradução de Desidério. [S. l.], 1992. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:AdMrB4MdVRkJ:https://www.efuturo.com.br/materialbibliotecaonine/2723Ensinar-a-Pensar.pdf&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 19 mai. 2023.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes e outros escritos. São Paulo: Martin Claret, 2005. 131 p.
KANT, Immanuel. Introdução a Geografia Física. Revista GEOgraphia, Rio de Janeiro, n. 17, p. 121-129, 2007. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13536. Acesso em:
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento?. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. [S. l.], [21--?]. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:w15B7ZZZO3AJ:https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php%3Fid%3D4645864&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 1 jun. 2023.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
KROPOTKIN, Piotr. O que a geografia deveria ser: uma carta de Kropotkin. In: ESCRITOS sobre educação e Geografia. São Paulo: Biblioteca Terra Livre, 2014. p. 33-78.
LAU, D. C. Introdução. In: CONFÚCIO. Os Analectos. Porto Alegre: Coleção L&PM POCKET, 2020. p. 9-60.
MORAIS, Hugo; CASTILHO, Cláudio. Educação escolar, ensino de Geografia e território vivido: Uma reflexão no contexto da pandemia da Covid-19. Metodologias e Aprendizado, v. 4, p. 290-298, 2021. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/2248. Acesso em: 1 jun. 2023.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
NIETZSCHE, Friedrich. Para além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. 3. ed. São Paulo: Martin Claret, 2012. 235 p.
NIETZSCHE, Friedrich. Schopenhauer como educador. São Paulo: Mundaréu, 2018. 136 p.
PLATÃO. A República. São Paulo: Saraiva, 2011. 440 p.
PRIDEAUX, Sue. Eu sou dinamite: A vida de Friedrich Nietzsche. São Paulo: Crítica, 2019. 440 p.
SANTOS, Milton Almeida dos. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: HUCITEC, 1994. 94 p.
SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de escrever. Porto Alegre: Coleção L&PM POCKET, 2019. 176 p.
VESENTINI, J. W. Educação e ensino da Geografia; instrumentos de dominação e/ou libertação. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License. Os Autores dos trabalhos aceitos para publicação na revista CONTEXTO GEOGRÁFICO devem concordar com os termos a seguir: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional; b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online;e c) Considerando que o acesso a revista é público, os artigos publicados são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.