BORDANDO MAPAS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM GEOGRAFIA

Autori

  • Ricardo José Batista Nogueira Universidade Federal do Amazonas-UFAM

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17701

Parole chiave:

mapas; geografia; ensino.

Abstract

O artigo é um relato de experiência realizado junto a uma turma de alunos de geografia num curso de formação especial (PARFOR) na cidade de Codajás – AM. As características diferenciadas do curso, modular e concentrado, exigem a busca de alternativas para que a aprendizagem seja eficiente. A disciplina oferecida foi “Metodologia do Ensino de Geografia”, e, por isso mesmo, com uma exigência de desenvolvimento de uma carga horária destinadas a atividade prática, realizamos uma inusitada proposta de cartografia sobre telas de juta para bordar mapas temáticos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Ricardo José Batista Nogueira, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) e professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Brasil.

Riferimenti bibliografici

CAVALCANTI, Lana. A geografia escolar e a cidade. Campinas, Ed. Papirus, 2008.

KROPOTKIN, Piotr. O que a Geografia deve ser. São Paulo., AGB/SP, Seleção de Textos, nº 13,

LACOSTE, Yves. A geografia, isso serve – em primeiro lugar para fazer a guerra. Campinas. Ed. Papirus, 1988.

NOGUEIRA, Ricardo. Estados-nacionais, fronteiras e o ensino de Geografia. Revista Fronteira em Foco, 2011.

VESENTINI, José William. Repensando a Geografia escolar para o século XXI. São Paulo, Ed. Plêiade, 2009.

Pubblicato

2024-09-03

Come citare

Batista Nogueira, R. J. (2024). BORDANDO MAPAS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM GEOGRAFIA. Revista Contexto Geográfico, 9(20), 339–347. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17701

Fascicolo

Sezione

Dossiê Amazônia, mudanças e realidades contemporâneas