BORDANDO MAPAS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM GEOGRAFIA

Autores

  • Ricardo José Batista Nogueira Universidade Federal do Amazonas-UFAM

DOI:

https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17701

Palavras-chave:

mapas; geografia; ensino.

Resumo

O artigo é um relato de experiência realizado junto a uma turma de alunos de geografia num curso de formação especial (PARFOR) na cidade de Codajás – AM. As características diferenciadas do curso, modular e concentrado, exigem a busca de alternativas para que a aprendizagem seja eficiente. A disciplina oferecida foi “Metodologia do Ensino de Geografia”, e, por isso mesmo, com uma exigência de desenvolvimento de uma carga horária destinadas a atividade prática, realizamos uma inusitada proposta de cartografia sobre telas de juta para bordar mapas temáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo José Batista Nogueira, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) e professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Brasil.

Referências

CAVALCANTI, Lana. A geografia escolar e a cidade. Campinas, Ed. Papirus, 2008.

KROPOTKIN, Piotr. O que a Geografia deve ser. São Paulo., AGB/SP, Seleção de Textos, nº 13,

LACOSTE, Yves. A geografia, isso serve – em primeiro lugar para fazer a guerra. Campinas. Ed. Papirus, 1988.

NOGUEIRA, Ricardo. Estados-nacionais, fronteiras e o ensino de Geografia. Revista Fronteira em Foco, 2011.

VESENTINI, José William. Repensando a Geografia escolar para o século XXI. São Paulo, Ed. Plêiade, 2009.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Batista Nogueira, R. J. (2024). BORDANDO MAPAS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM GEOGRAFIA. Revista Contexto Geográfico, 9(20), 339–347. https://doi.org/10.28998/contegeo.9i.20.17701

Edição

Seção

Dossiê Amazônia, mudanças e realidades contemporâneas