Reflexões sobre masculinidade e gênero: expressões em grafitos escolares

Autores

  • Adriano Rogério Cardoso UEMS- Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Tânia Regina Zimmermann UEMS- Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, MS

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv12n24.2021.0014

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre algumas representações de masculinidade e questões de gênero presentes em grafitos escolares produzidos por adolescentes em uma escola Estadual no noroeste paulista, entre os anos de 2018 e 2019.  Buscamos analisar nas imagens elementos de construção da masculinidades, subjetividades, estigmas e preconceitos de gênero. Em relação a metodologia optamos por uma pesquisa descritiva-exploratória, de cunho qualitativo, no qual utilizaremos elementos da Análise Crítica do Discurso, pois permite examinar aspectos imagéticos, socioculturais e linguísticos. Na lida com as imagens se aduz que estas devam ser tratadas pelo que dizem, como dizem e disposições, da linguagem alocadas aos grafitos, a variedade, pelos termos que estes jovens utilizam, pelas zonas de silêncio ali estabelecidas. Os resultados apontam a existência de preconceitos de gênero e de sexualidades, advogamos em favor a discussões reflexivas com o intuito de diluir elementos da masculinidade tóxica machista arraigada.

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Biografia do Autor

Tânia Regina Zimmermann, UEMS- Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, MS

Dra Em História, Profa. Mestrado em Educação na UEMS- Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, MS, Unidade Paranaíba, MS.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Cardoso, A. R., & Zimmermann, T. R. (2021). Reflexões sobre masculinidade e gênero: expressões em grafitos escolares. Revista Crítica Histórica, 12(24), 328–348. https://doi.org/10.28998/rchv12n24.2021.0014