Heteronormatividade, homofobia e o consumo de carnes: análise de uma propaganda de hamburgueria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0015

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a análise da propaganda de uma hamburgueria, veiculada durante o ano de 2016 na rede social Facebook – buscamos identificar relações entre o consumo de carnes, a heteronormatividade, a masculinidade e a homofobia. Posto isto, o modelo de masculinidade subjacente presente na propaganda é atrelado a duas características: heterossexualidade e consumo de carnes. Para que a análise fosse realizada, nas primeiras seções o artigo se dedica a explorar, em um primeiro momento, a construção dos gêneros masculino e feminino, além da hierarquização entre heterossexualidade e outras orientações sexuais. E em um segundo momento é dedicado à análise a respeito das relações entre gênero e alimentação. Ademais, na seção final, também é indicado o uso da referida propaganda em situações educacionais sobre sexualidade e gênero, pensando em uma educação sexual emancipatória comprometida com a formação de cidadãos críticos e capazes de identificar e combater situações de discriminação de gênero e sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAMS, Carol. A política sexual da carne: A relação entre o carnivorismo e a dominância masculina. 1. ed. São Paulo: Alaúde Editorial, 2012.

BALIEIRO, Fernando de Figueiredo; RISK, Eduardo Name. Escola e sexualidades: uma visão crítica à normalização. In: MISKOLCI, Richard; LEITE JÚNIOR, Jorge. (org) Diferenças na educação: outros aprendizados. EDUFSCAR: São Carlos, 2014. p. 153-205

BORRILLO, Daniel. A Homofobia. In: LIONÇO, Tatiana; DINIZ, Débora. (org) Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio. Brasília: LetrasLivres: EdUnB, 2009.

BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

DEBAS, Ana Cristina Bacega.; PELLENZ, Mayara. Breves reflexões sobre dominação masculina e carnivorismo. 2014.

FEITOSA, Lourdes Madalena Gazarini Conde. Antropologia de Gênero: reflexões e perspectivas. In: BARROS JÚNIOR, Walter Ribeiro. et al (Orgs.) Antropologia. Uma reflexão sobre o homem. São Paulo: Edusc, 2011.

FEITOSA, Lourdes Madalena Gazarini Conde. Gênero e Sexualidade no mundo romano: a antiguidade em nossos dias. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 119-135, 2008.

FEITOSA, Lourdes Madalena Gazarini Conde. Antropologia de Gênero: reflexões e perspectivas. In: BARROS, JR, Walter R. et al (Orgs.) Antropologia. Uma reflexão sobre o homem. São Paulo: Edusc, 2011.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. A formação de educadores sexuais: possibilidades e limites. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, 2001.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Homossexualidade e Educação Sexual: construindo o respeito à diversidade. Londrina: UEL, 2007.

FONSECA, Rui Pedro. A construção de masculinidades através da ‘carne vermelha’: dois casos de estudo na publicidade portuguesa. Revista Tropos, v. 6, n. 2, Dez./2017.

GARTON, Stephen. História da Sexualidade: da antiguidade à revolução sexual. Estampa, Lisboa: 2009.

JACKSON, Stevi. Gender, sexuality and heterosexuality: The complexity (and limits) of heteronormativity. Feminist Theory, v. 7, pp. 105-121, London, Thousand Oaks e Dew Delhi, 2015.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar: a pedagogia do armário. In: SILVA, Fabiane Ferreira da Silva.; BELLO, Elena Maria Bilig. (orgs.) Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais na educação.– Uruguaiana, RS: UNIPAMPA, 2011.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, Fernando Diniz. (org.) Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia na escola. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 13-52.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia no cotidiano escolar. MILSKOLCI, Richard (Org.). Discursos fora da Ordem: deslocamentos, reinvenções e direitos. São Paulo: Annablume, 2012. (Série Sexualidades e Direitos Humanos).

KING, Helen. Preparando o terreno: sexologia greca e romana. In: PORTER, Roy; TEICH, Mikulás. (org) Conhecimento sexual, ciência sexual: a história das atitudes em relação à sexualidade. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1998.

LEÃO, Andreza Marques de Castro; DOESCHER, Andréa Marques Leão; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal Ribeiro. Preconceito na escola: caminhos para enfrentar a homofobia e a discriminação de gênero. In: MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa (org.) Educação para a sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. Heteronormatividade e Homofobia. In: JUNQUEIRA, Fernando Diniz. (org.) Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.

MAIA, Ana Cláudia Bortolozzi.; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. Educação sexual: princípios para ação. Doxa, v. 15, n. 1, p. 75-84, 2011.

MEDEIROS, Cintia Rodrigues de Oliveira; SILVA, Nicemara Cardoso. Homem de verdade: apelo a um ideal de masculinidade em propagandas de fast food. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 594-634, dez. 2014.

SAFFIOTI, Heleieth. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.

SEFFNER, Fernando. Sigam-me os bons: Apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n.1, p. 145-159, jan./mar. 2013

SOBAL, Jeffery. Men, meat, and marriage: models of masculinity. Food & Foodways, London, v. 13, n. 1, pp.135-158, 2005.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

Pedersen, M. (2022). Heteronormatividade, homofobia e o consumo de carnes: análise de uma propaganda de hamburgueria. Revista Crítica Histórica, 11(22), 328–344. https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0015