Heteronormatividade, homofobia e o consumo de carnes: análise de uma propaganda de hamburgueria

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DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0015

Abstract

O presente artigo tem como objetivo a análise da propaganda de uma hamburgueria, veiculada durante o ano de 2016 na rede social Facebook – buscamos identificar relações entre o consumo de carnes, a heteronormatividade, a masculinidade e a homofobia. Posto isto, o modelo de masculinidade subjacente presente na propaganda é atrelado a duas características: heterossexualidade e consumo de carnes. Para que a análise fosse realizada, nas primeiras seções o artigo se dedica a explorar, em um primeiro momento, a construção dos gêneros masculino e feminino, além da hierarquização entre heterossexualidade e outras orientações sexuais. E em um segundo momento é dedicado à análise a respeito das relações entre gênero e alimentação. Ademais, na seção final, também é indicado o uso da referida propaganda em situações educacionais sobre sexualidade e gênero, pensando em uma educação sexual emancipatória comprometida com a formação de cidadãos críticos e capazes de identificar e combater situações de discriminação de gênero e sexual.

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Published

2022-06-27

How to Cite

Pedersen, M. (2022). Heteronormatividade, homofobia e o consumo de carnes: análise de uma propaganda de hamburgueria. Revista Crítica Histórica, 11(22), 328–344. https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0015