Fontes textuais para o ensino de História Regional e o currículo de História

Em pauta a Ditadura civil-militar no estado do Mato Grosso do Sul

Autores

  • Carla Villamaina Centeno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Antonia Cristina Rocha Fioravante Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Luiz Antonio Piesanti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Faculdade de Artes, Letras e Comunicação - FAALC

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv15n30.2024.0008

Palavras-chave:

Ditadura Civil-Militar, Historiografia, Mato Grosso do Sul

Resumo

A presente pesquisa tem por objeto as fontes históricas textuais e tem o objetivo de realizar um levantamento de obras memorialistas e livros temáticos acerca do período ditatorial brasileiro (1964-1985) tendo como recorte espacial o sul de Mato Grosso, a partir de 1979 estado do Mato Grosso do Sul. Buscou-se, por meio desta pesquisa, auxiliar no aporte de fontes históricas textuais, que sirvam de referências teóricas e instrumento didático, nos quais os professores de História possam consultar e utilizar em sala de aula. Por meio da análise documental, dos referenciais normativos curriculares da educação – nacional e local – buscou-se compreender como essas fontes se encaixam nas habilidades e competências apontadas nesses documentos. Trata-se, então, de uma revisão bibliográfica qualitativa de obras literárias e análise documental, com recorte para o período ditatorial brasileiro (1964-1985), de autores que buscaram demostrar que a Ditadura Civil Militar não foi exclusiva dos grandes centros do Brasil, mas também impactou a região que atualmente é o estado de Mato Grosso do Sul.

Palavras- chave: Ditadura Civil-Militar. Historiografia. Mato Grosso do Sul.

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Biografia do Autor

Carla Villamaina Centeno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Licenciada em História pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT).

Antonia Cristina Rocha Fioravante, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Especialista em Coordenação, Orientação e Gestão Escolar pelo Programa de Especialização do Centro Universitário Internacional (UNINTER); Licenciada em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Luiz Antonio Piesanti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Faculdade de Artes, Letras e Comunicação - FAALC

Doutorando em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Especialista em Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Iguaçu; Especialista em Tradução e Revisão de Textos em Língua Inglesa pela Faculdade Iguaçu; Licenciado em Letras - Habilitação: Português-Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Bolsista CAPES/CNPq.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Centeno, C. V., Fioravante, A. C. R., & Piesanti, L. A. (2024). Fontes textuais para o ensino de História Regional e o currículo de História: Em pauta a Ditadura civil-militar no estado do Mato Grosso do Sul. Revista Crítica Histórica, 15(30), 150–183. https://doi.org/10.28998/rchv15n30.2024.0008

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