Uma prática pedagógica comum: escola isolada e escola privada de Arapiraca na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl1n01.2010.0006Resumo
Este trabalho apresenta uma análise da prática pedagógica desenvolvida numa escola isolada e na primeira escola privada de Arapiraca na década de 1950 quando em diversas cidades brasileiras já eram percebidas as reformas no campo pedagógico. A intenção é compreender a trajetória da história da educação na cidade de Arapiraca/Alagoas, enfatizando a ação pedagógica desenvolvida de forma tradicional no processo de escolarização desta cidade, principalmente pela professora D.Linda e pelo professor Pedro de França Reis, influenciando de forma positiva a formação dessa comunidade como veremos no decorrer desse trabalho. Esta análise está fundamentada nas concepções weberianas que tratam do patrimonialismo brasileiro e sua relação com a educação; são abordadas também, formulações de Verçosa (2001) que rastreia os reflexos desse patrimonialismoem Alagoas. Outrosestudiosos foram fundamentais para sustentação de nossa análise, a exemplo de Guedes (1999) e Macedo (1992) A História Oral foi utilizada como elemento indispensável na elaboração desse trabalho. Dessa forma percebemos que o processo de escolarização desenvolvido em Arapiraca na década de 1950, com uma prática tradicional, consoante com o que ocorria ainda em diversas partes do país, contribuiu, de forma positiva para o desenvolvimento social do povo arapiraquense, conforme depoimentos que ficarão explícitos nesse trabalho.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Leda Maria. Rupturas e Permanências em Alagoas: O 17 de julho de 1997 em questão. Maceió: Catavento,1999
COSTA, Craveiro. Instrução pública e Instituições Culturais de Alagoas.In: VERÇOSA, Elcio de Gusmão (org) Caminhos da Educação: da colônia aos dias atuais. Maceió/São Paulo: Catavento, 2001
FAORO, Raymundo. (1925) Os Donos do Poder: formação do patrono político brasileiro. (v. 1 e 2) São Paulo: Globo, 2000.
FARIAS, Maria Aparecida de. O Romper Silêncio: a trajetória da educação em Arapiraca até á década de 1950. Dissertação do Mestrado em Educação Brasileira, 2007.
GUEDES, Zezito. Arapiraca através do Tempo. Maceió: Gráfica Montergraphy Ltda, 1999.
HUNT, K. J. & SHERMAN, Howard J. História do Pensamento Econômico. Petrópolis: Vozes, 1994.
MACEDO, Valdemar de Oliveira. Raízes e Futuros de Arapiraca. Maceió-AL. Ed. Gazeta de Alagoas, 1992.
MACEDO, Valdemar de Oliveira. Raízes e Futuros de Arapiraca. Maceió-AL: Ed. Gazeta de Alagoas, 1992.
MARTINS, J. S. O Poder e o Atraso: Ensaios de Sociologia da História Lenta. São Paulo: Hucitec, 1994.
RAMOS, Graciliano. Alguns números relativos á instrução primária em Alagoas. In. VERÇOSA, Elcio de Gusmão. (org.) Caminhos da Educação em Alagoas: da colônia aos dias atuais. Maceió, São Paulo: Ed. Catavento, 2001.
VERÇOSA, Elcio de Gusmão. Cultura e Educação nas Alagoas: História, Histórias. Maceió: EDUFAL, 1997,
WEBER, M.A. A Ética Protestante.O Espirito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.