Uma prática pedagógica comum: escola isolada e escola privada de Arapiraca na década de 1950

Autores

  • Maria Aparecida de Farias Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl1n01.2010.0006

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise da prática pedagógica desenvolvida numa escola isolada e na primeira escola privada de Arapiraca na década de 1950 quando em diversas cidades brasileiras já eram percebidas as reformas no campo pedagógico. A intenção é compreender a trajetória da história da educação na cidade de Arapiraca/Alagoas, enfatizando a ação pedagógica desenvolvida de forma tradicional no processo de escolarização desta cidade, principalmente pela professora D.Linda e pelo professor Pedro de França Reis, influenciando de forma positiva a formação dessa comunidade como veremos no decorrer desse trabalho. Esta análise está fundamentada nas concepções weberianas que tratam do patrimonialismo brasileiro e sua relação com a educação; são abordadas também, formulações de Verçosa (2001) que rastreia os reflexos desse patrimonialismoem Alagoas. Outrosestudiosos foram fundamentais para sustentação de nossa análise, a exemplo de Guedes (1999) e Macedo (1992) A História Oral foi utilizada como elemento indispensável na elaboração desse trabalho. Dessa forma percebemos que o processo de escolarização desenvolvido em Arapiraca na década de 1950, com uma prática tradicional, consoante com o que ocorria ainda em diversas partes do país, contribuiu, de forma positiva para o desenvolvimento social do povo arapiraquense, conforme depoimentos que ficarão explícitos nesse trabalho. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Farias, Universidade Estadual de Alagoas

Mestra em Educação Brasileira pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Referências

ALMEIDA, Leda Maria. Rupturas e Permanências em Alagoas: O 17 de julho de 1997 em questão. Maceió: Catavento,1999

COSTA, Craveiro. Instrução pública e Instituições Culturais de Alagoas.In: VERÇOSA, Elcio de Gusmão (org) Caminhos da Educação: da colônia aos dias atuais. Maceió/São Paulo: Catavento, 2001

FAORO, Raymundo. (1925) Os Donos do Poder: formação do patrono político brasileiro. (v. 1 e 2) São Paulo: Globo, 2000.

FARIAS, Maria Aparecida de. O Romper Silêncio: a trajetória da educação em Arapiraca até á década de 1950. Dissertação do Mestrado em Educação Brasileira, 2007.

GUEDES, Zezito. Arapiraca através do Tempo. Maceió: Gráfica Montergraphy Ltda, 1999.

HUNT, K. J. & SHERMAN, Howard J. História do Pensamento Econômico. Petrópolis: Vozes, 1994.

MACEDO, Valdemar de Oliveira. Raízes e Futuros de Arapiraca. Maceió-AL. Ed. Gazeta de Alagoas, 1992.

MACEDO, Valdemar de Oliveira. Raízes e Futuros de Arapiraca. Maceió-AL: Ed. Gazeta de Alagoas, 1992.

MARTINS, J. S. O Poder e o Atraso: Ensaios de Sociologia da História Lenta. São Paulo: Hucitec, 1994.

RAMOS, Graciliano. Alguns números relativos á instrução primária em Alagoas. In. VERÇOSA, Elcio de Gusmão. (org.) Caminhos da Educação em Alagoas: da colônia aos dias atuais. Maceió, São Paulo: Ed. Catavento, 2001.

VERÇOSA, Elcio de Gusmão. Cultura e Educação nas Alagoas: História, Histórias. Maceió: EDUFAL, 1997,

WEBER, M.A. A Ética Protestante.O Espirito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2005.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Como Citar

de Farias, M. A. (2010). Uma prática pedagógica comum: escola isolada e escola privada de Arapiraca na década de 1950. Revista Crítica Histórica, 1(1). https://doi.org/10.28998/rchvl1n01.2010.0006