Uma prática pedagógica comum: escola isolada e escola privada de Arapiraca na década de 1950
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl1n01.2010.0006Resumen
Este trabalho apresenta uma análise da prática pedagógica desenvolvida numa escola isolada e na primeira escola privada de Arapiraca na década de 1950 quando em diversas cidades brasileiras já eram percebidas as reformas no campo pedagógico. A intenção é compreender a trajetória da história da educação na cidade de Arapiraca/Alagoas, enfatizando a ação pedagógica desenvolvida de forma tradicional no processo de escolarização desta cidade, principalmente pela professora D.Linda e pelo professor Pedro de França Reis, influenciando de forma positiva a formação dessa comunidade como veremos no decorrer desse trabalho. Esta análise está fundamentada nas concepções weberianas que tratam do patrimonialismo brasileiro e sua relação com a educação; são abordadas também, formulações de Verçosa (2001) que rastreia os reflexos desse patrimonialismoem Alagoas. Outrosestudiosos foram fundamentais para sustentação de nossa análise, a exemplo de Guedes (1999) e Macedo (1992) A História Oral foi utilizada como elemento indispensável na elaboração desse trabalho. Dessa forma percebemos que o processo de escolarização desenvolvido em Arapiraca na década de 1950, com uma prática tradicional, consoante com o que ocorria ainda em diversas partes do país, contribuiu, de forma positiva para o desenvolvimento social do povo arapiraquense, conforme depoimentos que ficarão explícitos nesse trabalho.
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