Santos e orixás: sincretismo, estética e arte afro-brasileira na estatuária da Coleção Perseverança

Autores

  • Anderson Diego da S. Almeida
  • Maria de Lourdes Lima UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl7n14.2016.0005

Resumo

Este artigo trata do sincretismo cultural presente na Coleção Perseverança e mostra como esse complexo processo de ressignificação de distintas perspectivas de religiosidade se reflete na produção dos artefatos da referida coleção. É a partir desse pressuposto que se enfatiza a plasticidade afro-brasileira, sob o viés da memória e da representação cultural para a leitura de algumas peças catalogadas como estatuárias. A estética da Perseverança traduz a relação que o seu faber estabeleceu com as religiões africanas e brasileiras, principalmente o candomblé e a católica, com o intuito de ressignificar suas tradições culturais. Através da identificação dos códigos inseridos nos objetos selecionados e apresentados neste artigo, foi possível identificar aspectos do contexto histórico e analisar a identidade visual e religiosa da coleção, o que possibilita um registro sobre a história das religiões africanas em Alagoas.

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Publicado

2020-10-29

Como Citar

Almeida, A. D. da S., & Lima, M. de L. (2020). Santos e orixás: sincretismo, estética e arte afro-brasileira na estatuária da Coleção Perseverança. Revista Crítica Histórica, 7(14). https://doi.org/10.28998/rchvl7n14.2016.0005