Santos e orixás: sincretismo, estética e arte afro-brasileira na estatuária da Coleção Perseverança
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl7n14.2016.0005Abstract
Este artigo trata do sincretismo cultural presente na Coleção Perseverança e mostra como esse complexo processo de ressignificação de distintas perspectivas de religiosidade se reflete na produção dos artefatos da referida coleção. É a partir desse pressuposto que se enfatiza a plasticidade afro-brasileira, sob o viés da memória e da representação cultural para a leitura de algumas peças catalogadas como estatuárias. A estética da Perseverança traduz a relação que o seu faber estabeleceu com as religiões africanas e brasileiras, principalmente o candomblé e a católica, com o intuito de ressignificar suas tradições culturais. Através da identificação dos códigos inseridos nos objetos selecionados e apresentados neste artigo, foi possível identificar aspectos do contexto histórico e analisar a identidade visual e religiosa da coleção, o que possibilita um registro sobre a história das religiões africanas em Alagoas.Downloads
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