O ensino de História com o museu: práticas educativas em processos reflexivos

Autores

  • Júlio César Virgínio da Costa Labepeh/UFMG/CP/FAE

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0006

Resumo

Neste texto apresentam-se reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de História desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida
como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, que atravessam esse ambiente e em diálogo constante com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa
mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de práticas de ensino de História e de memória em ambientes museais e, também, para uma
compreensão da formação continuada de professores.

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Biografia do Autor

Júlio César Virgínio da Costa, Labepeh/UFMG/CP/FAE

Doutor em Mestre em Educação pela UFMG; membro do Laboratório de pesquisas no Ensino de História da Faculdade de Educação/Centro Pedagógico/UFMG.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

Costa, J. C. V. da. (2017). O ensino de História com o museu: práticas educativas em processos reflexivos. Revista Crítica Histórica, 8(15), 108–135. https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0006

Edição

Seção

Dossiê Temático