v. 8 n. 15 (2017): Dossiê Ensino de História

					Visualizar v. 8 n. 15 (2017): Dossiê Ensino de História
Publicado: 2017-08-09

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0015
    Michelle Macedo
    1-2
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0016
    Antônio Alves Bezerra, João do Prado Ferraz de Carvalho
    3-6

Dossiê Temático

  • Orgulho e preconceito no ensino de História no Brasil: reflexões sobre currículos, formação docente e livros didáticos

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0001
    Giovani José da Silva, Marinelma Costa Meireles
    7-30
  • Pride and prejudice in teaching History in Brazil: Reflections about the curricula, teacher training and textbooks

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0002
    Giovani José da Silva, Marinelma Costa Meireles
    1-23
  • As discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular de História: entre polêmicas e exclusões (2015-2016)

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0003
    Geraldo Magella de Menezes Neto
    31-61
  • Aprendizagem histórica no ensino de História: algumas considerações

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0004
    Lídia Baumgarten
    62-83
  • Historical learning in History teaching: some considerations

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0020
    Lídia Baumgarten
  • Tempo e Temporalidade

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0005
    Adriano da Silva
    84-107
  • O ensino de História com o museu: práticas educativas em processos reflexivos

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0006
    Júlio César Virgínio da Costa
    108-135
  • The teaching of History with the museum: educational practices in reflective processes

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0007
    Júlio César Virgínio da Costa
    24-50
  • As narrativas radiofônicas de Walter Benjamin: ensino de história cultural e formação política

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0008
    Andréa Giordanna Araujo da Silva
    136-152
  • The radio narratives of Walter Benjamin: teaching of cultural history and political formation

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0009
    Andréa Giordanna Araujo da Silva
    51-66

Artigos

Resenhas

  • O ensino de história, professores como sujeitos e a produção de saberes e práticas no contexto escolar

    DOI: https://doi.org/10.28998/10.28998/rchvl8n15.2017.0013
    André Luiz Lírio Cunha, Cibele de Camargo Lima
    232-235
  • A fonte da consciência ou a consciência da fonte: didática de História por documentos

    DOI: https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0014
    Julio Cesar dos Santos Machado
    236-240