Aprendizagem histórica no ensino de História: algumas considerações
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0004Resumo
O presente artigo apresenta algumas reflexões acerca da compreensão sobre o ensino de História, suas relações entre passado e presente, a relação com a vida cotidiana e a formação da consciência histórica de alunos de duas turmas da educação básica do município de Assis, Estado de São Paulo, no ano de 2013. A atividade consistiu em aplicação de questionários, com perguntas abertas e algumas com alternativas de respostas, sendo sim ou não, e a necessidade de justificar algumas delas. As turmas selecionadas foram um 7º Ano do Ensino Fundamental, com a participação de trinta e cinco (35) alunos e um 1º Ano do Ensino Médio, com onze (11) alunos participantes. Foram utilizados como base teórica as reflexões de Schmidt (2004), Cainelli (2006), Rüsen (1992), Guimarães (2003), Monteiro (2001), Bittencourt (2005), entre outros autores. Como resultados, sinaliza-se que o ensino de História deve ter como objetivo central instrumentalizar o aluno a produzir o seu próprio conhecimento. A função social da História deve ser a de aproximar os seus conteúdos com o cotidiano do aluno, propiciando assim, a formação da Consciência Histórica Crítico-Genética (Rüsen, 1992).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.