Aprendizagem histórica no ensino de História: algumas considerações

Autores/as

  • Lídia Baumgarten Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0004

Resumen

O presente artigo apresenta algumas reflexões acerca da compreensão sobre o ensino de História, suas relações entre passado e presente, a relação com a vida cotidiana e a formação da consciência histórica de alunos de duas turmas da educação básica do município de Assis, Estado de São Paulo, no ano de 2013. A atividade consistiu em aplicação de questionários, com perguntas abertas e algumas com alternativas de respostas, sendo sim ou não, e a necessidade de justificar algumas delas. As turmas selecionadas foram um 7º Ano do Ensino Fundamental, com a participação de trinta e cinco (35) alunos e um 1º Ano do Ensino Médio, com onze (11) alunos participantes. Foram utilizados como base teórica as reflexões de Schmidt (2004), Cainelli (2006), Rüsen (1992), Guimarães (2003), Monteiro (2001), Bittencourt (2005), entre outros autores. Como resultados, sinaliza-se que o ensino de História deve ter como objetivo central instrumentalizar o aluno a produzir o seu próprio conhecimento. A função social da História deve ser a de aproximar os seus conteúdos com o cotidiano do aluno, propiciando assim, a formação da Consciência Histórica Crítico-Genética (Rüsen, 1992).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lídia Baumgarten, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões, Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte - Curso de História. Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010 - Unesp/SP). A ênfase das pesquisas contemplam o temas sobre Cultura, Memória, Trabalho, Imigração Alemã e Ensino de História. Tem experiência docente na área de História do Brasil Contemporâneo, História Moderna e Contemporânea, História da América, Metodologia da Pesquisa Científica, Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado (Curso de História), e Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de História (Curso de Pedagogia). Possui publicações de artigos e livros e participação em eventos na área de História e Educação.

Publicado

2017-08-09

Cómo citar

Baumgarten, L. (2017). Aprendizagem histórica no ensino de História: algumas considerações. Revista Crítica Histórica, 8(15), 62–83. https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0004