As narrativas radiofônicas de Walter Benjamin: ensino de história cultural e formação política

Autores

  • Andréa Giordanna Araujo da Silva Professora do Centro de Educação/UFAL e Doutora em Educação/UFPE.

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0008

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão inicial dos conteúdos pedagógicos manifestos nas narrativas que compõem a obra “A Hora das Crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin”. A produção reúne um conjunto de 30 palestras radiofônicas produzidas entre os anos de 1927 e 1932, quando o autor apresentou, em duas rádios alemãs, transmissões educativo-culturais destinadas ao público infantil. A compilação foi dividida,
para efeito de análise, em três grupos temáticos: acidentes sociais e ambientais, história e cultura dos sujeitos marginalizados e outros temas. O estudo permitiu identificar a
aproximação do conceito de experiência, desenvolvido nos textos “Experiência” (1913) e “Experiência e Pobreza” (1933), das temáticas selecionadas para o trabalho pedagógicoradiofônico com as crianças no contexto de uma Alemanha em vias de instituição do governo totalitarista.

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Biografia do Autor

Andréa Giordanna Araujo da Silva, Professora do Centro de Educação/UFAL e Doutora em Educação/UFPE.

Professora do Centro de Educação da UFAL e Coordenadora do Setor de Estudo "Ensino de Ciências Humanas e Sociais.

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Publicado

2017-08-09

Como Citar

da Silva, A. G. A. (2017). As narrativas radiofônicas de Walter Benjamin: ensino de história cultural e formação política. Revista Crítica Histórica, 8(15), 136–152. https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0008

Edição

Seção

Dossiê Temático