As narrativas radiofônicas de Walter Benjamin: ensino de história cultural e formação política
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0008Resumo
O artigo apresenta uma reflexão inicial dos conteúdos pedagógicos manifestos nas narrativas que compõem a obra “A Hora das Crianças: narrativas radiofônicas de Walter Benjamin”. A produção reúne um conjunto de 30 palestras radiofônicas produzidas entre os anos de 1927 e 1932, quando o autor apresentou, em duas rádios alemãs, transmissões educativo-culturais destinadas ao público infantil. A compilação foi dividida,para efeito de análise, em três grupos temáticos: acidentes sociais e ambientais, história e cultura dos sujeitos marginalizados e outros temas. O estudo permitiu identificar a
aproximação do conceito de experiência, desenvolvido nos textos “Experiência” (1913) e “Experiência e Pobreza” (1933), das temáticas selecionadas para o trabalho pedagógicoradiofônico com as crianças no contexto de uma Alemanha em vias de instituição do governo totalitarista.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-08-09
Como Citar
da Silva, A. G. A. (2017). As narrativas radiofônicas de Walter Benjamin: ensino de história cultural e formação política. Revista Crítica Histórica, 8(15), 136–152. https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0008
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.