Negócio da China: a relação entre mídia e poder na diplomacia do Governo Geisel (1974-1979)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl10n20.2019.0008Resumo
Este trabalho aborda relações entre imprensa e política externa no Brasil, com foco na análise do posicionamento de órgãos da imprensa a respeito da política externa do governo Geisel (1974-1979), a qual buscou a diversificação de parcerias com o emprego de uma política dita “pragmática, responsável e ecumênica”, com ênfase no estabelecimento inicial da parceria estratégica com a República Popular da China, inclusive em nível de Embaixadas entre ambos os países. Assim, o objetivo principal do estudo é investigar de que maneira a formação de parceria entre Brasil e China está retratada na grande imprensa brasileira no contexto dos anos que compreendem o Governo Geisel, sendo neste artigo abordado especificamente sobre a representação feita pela imprensa acerca da posse do General Ernesto Geisel e a política externa do governo, bem como uma análise da questão que envolve a imprensa e a “opinião pública”. O estudo foi construído com base em bibliografia especializada e na análise da documentação de dois dos maiores veículos de comunicação impressa da época: O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. É importante ressaltar que este estudo faz parte de um trabalho maior acerca do assunto, desenvolvido em minha dissertação de mestrado pelo PPGH da PUCRS.Downloads
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Publicado
2019-12-13
Como Citar
Müller, P. N. (2019). Negócio da China: a relação entre mídia e poder na diplomacia do Governo Geisel (1974-1979). Revista Crítica Histórica, 10(20), 137–155. https://doi.org/10.28998/rchvl10n20.2019.0008
Edição
Seção
Dossiê Temático
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