Negócio da China: a relação entre mídia e poder na diplomacia do Governo Geisel (1974-1979)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl10n20.2019.0008Resumo
Este trabalho aborda relações entre imprensa e política externa no Brasil, com foco na análise do posicionamento de órgãos da imprensa a respeito da política externa do governo Geisel (1974-1979), a qual buscou a diversificação de parcerias com o emprego de uma política dita “pragmática, responsável e ecumênica”, com ênfase no estabelecimento inicial da parceria estratégica com a República Popular da China, inclusive em nível de Embaixadas entre ambos os países. Assim, o objetivo principal do estudo é investigar de que maneira a formação de parceria entre Brasil e China está retratada na grande imprensa brasileira no contexto dos anos que compreendem o Governo Geisel, sendo neste artigo abordado especificamente sobre a representação feita pela imprensa acerca da posse do General Ernesto Geisel e a política externa do governo, bem como uma análise da questão que envolve a imprensa e a “opinião pública”. O estudo foi construído com base em bibliografia especializada e na análise da documentação de dois dos maiores veículos de comunicação impressa da época: O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. É importante ressaltar que este estudo faz parte de um trabalho maior acerca do assunto, desenvolvido em minha dissertação de mestrado pelo PPGH da PUCRS.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-13
Como Citar
Müller, P. N. (2019). Negócio da China: a relação entre mídia e poder na diplomacia do Governo Geisel (1974-1979). Revista Crítica Histórica, 10(20), 137–155. https://doi.org/10.28998/rchvl10n20.2019.0008
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.