Negócio da China: a relação entre mídia e poder na diplomacia do Governo Geisel (1974-1979)

Autores/as

  • Pricila Niches Müller

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl10n20.2019.0008

Resumen

Este trabalho aborda relações entre imprensa e política externa no Brasil, com foco na análise do posicionamento de órgãos da imprensa a respeito da política externa do governo Geisel (1974-1979), a qual buscou a diversificação de parcerias com o emprego de uma política dita “pragmática, responsável e ecumênica”, com ênfase no estabelecimento inicial da parceria estratégica com a República Popular da China, inclusive em nível de Embaixadas entre ambos os países. Assim, o objetivo principal do estudo é investigar de que maneira a formação de parceria entre Brasil e China está retratada na grande imprensa brasileira no contexto dos anos que compreendem o Governo Geisel, sendo neste artigo abordado especificamente sobre a representação feita pela imprensa acerca da posse do General Ernesto Geisel e a política externa do governo, bem como uma análise da questão que envolve a imprensa e a “opinião pública”. O estudo foi construído com base em bibliografia especializada e na análise da documentação de dois dos maiores veículos de comunicação impressa da época: O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. É importante ressaltar que este estudo faz parte de um trabalho maior acerca do assunto, desenvolvido em minha dissertação de mestrado pelo PPGH da PUCRS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-12-13

Cómo citar

Müller, P. N. (2019). Negócio da China: a relação entre mídia e poder na diplomacia do Governo Geisel (1974-1979). Revista Crítica Histórica, 10(20), 137–155. https://doi.org/10.28998/rchvl10n20.2019.0008