Masculinidades e carnaval na Porto Alegre do último quartel do século XIX

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DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0013

Abstract

O presente trabalho busca apresentar uma interpretação da história do carnaval de Porto Alegre por meio dos estudos de gênero. O ano de 1873 foi um marco no carnaval de Porto Alegre: nasciam as sociedades carnavalescas Esmeralda e Os Venezianos. Tais agremiações pretendiam mudar a cara dos festejos na capital gaúcha, instaurando um novo modelo de festa - o carnaval veneziano, com préstitos e bailes fechados a seus sócios. Além de modernizar e moralizar os festejos, substituindo as brincadeiras de entrudo por uma comemoração que fosse “civilizada”, “moderna” e representante dos novos tempos, o carnaval veneziano trouxe novos protagonistas para a festa - os jovens esmeraldinos e venezianos – relegando às mulheres a função de espectadoras. Dessa forma, nosso objetivo é averiguar as representações de masculinidades apresentada pelo discurso da imprensa porto-alegrense a partir da instauração do carnaval veneziano, buscando discutir a construção social da masculinidade na Porto Alegre do século XIX.  Pretendemos mostrar que a reforma que houve no carnaval serviu como reforço das hierarquias dominantes do masculino, nas quais os homens passaram não só a executar, como a representar o próprio carnaval, dentro de um ideal de modernidade

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Published

2022-06-27

How to Cite

Leal, C. P. (2022). Masculinidades e carnaval na Porto Alegre do último quartel do século XIX. Revista Crítica Histórica, 11(22), 281–300. https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0013