Professores homens nos anos iniciais: atravessamentos de gênero e formação docente

Authors

  • Thomaz Spartacus Martins Fonseca Secretaria municipal de Educação de Juiz de Fora, UFJF/ GESED
  • Anderson Ferrari

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0009

Abstract

O propósito deste artigo é problematizar os discursos que vão construindo as masculinidades e as relações de gênero a partir da presença de dois professores homens nos anos iniciais. Considerando que as masculinidades em seus atravessamentos de gênero são construções históricas, sociais e culturais, queremos investir nas suas potencialidades para colocar sob suspeita nossas formas de pensar os espaços destinados a homens e mulheres e como isso organiza a escola. A pesquisa foi organizada, metodologicamente, com entrevistas com os dois professores homens e com as gestoras das escolas, assim como observação das aulas. A perspectiva teórico-metodológica que orienta as problematizações são os estudos foucaultianos e pós-estruturalista preocupados com os modos de subjetivação a partir das relações com os saberes e poderes

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Author Biographies

Thomaz Spartacus Martins Fonseca, Secretaria municipal de Educação de Juiz de Fora, UFJF/ GESED

Professor da rede municipal de ensino, mestre em Educação pela UFJF, doutorando em Educação pela UFJF, membro do grupo de estudos e pesquisa em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade - GESED/UFJF.

Anderson Ferrari

Professor da Faculdade de Educação da UFJF, professor permanente do PPGE/UFJF, pós doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona/Espanha, doutor em Educação pela Unicamp e coordenador do GESED/UFJF.

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Published

2022-06-27

How to Cite

Fonseca, T. S. M., & Ferrari, A. (2022). Professores homens nos anos iniciais: atravessamentos de gênero e formação docente. Revista Crítica Histórica, 11(22), 170–201. https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0009