No retrato, a escravidão: “A leia Áurea”, de Aurélio de Figueiredo

Authors

  • Mikelane Almeida do carmo Gomes Universidade do Estado do Amazonas – UEA
  • Raquel Cristina Ribeiro Pedroso Universidade Estadual Paulista - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv12n23.2021.0011

Abstract

considerando os aspectos alegóricos e de teor memorialista da pintura “A lei Áurea” (1888), de Aurélio de Figueiredo, objetiva-se apresentar ideias relacionadas a uma leitura visual da obra, direcionada à percepção da historicidade e problemática social quanto à temática da abolição da escravatura. O artista utiliza-se de imagens da figura feminina para retratar a luta da mulher contra a dominação patriarcal e escravista. Os personagens alocados na tela remetem ao neobarroco pela caracterização física, utilização das cores e disposição dos planos em contrastes. E assim, considera-se que a obra possui relevância estética nas artes brasileiras, e pode ser apreciada como símbolo de um tempo histórico que se prolonga à contemporaneidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Mikelane Almeida do carmo Gomes, Universidade do Estado do Amazonas – UEA

Licenciada em Música e Instrumentação Musical (Trompetista)

Raquel Cristina Ribeiro Pedroso, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (CNPq). Doutora em Letras, Literatura e vida social pelo Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e Letras de Assis-SP.

References

BENTHIEN, Rafael Faraco. Resenha retrato e Sociedade na Arte Italiana. Revista de História, n. 156, jan./ago., 2007, p. 311-16.

DIAS, Elaine. Arte e Academia entre política e natureza (1816-1857). In: BARCINSKI, Fabiana Werneck. Sobre a arte brasileira: da pré-história aos anos de 1960. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

CARMO, Mikelane Almeida; PÁSCOA, Lúciane Viana Barros. Artes plásticas em Manaus nos séculos XIX e XX: reflexões sobre o quadro “A lei Áurea” de Aurélio de Figueiredo. Revista Eletrônica Aboré, Manaus, edição 03, 2007.

CAVALCANTI, Carlos. O predomínio do academicismo neoclássico. In: PONTUAL, Roberto. Dicionário de Artes Plásticas no Brasil. Civilização brasileira: Rio de Janeiro, 1969.

LIMA, Herman. Os precursores. In: História da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.

MASSA, Jean-Michel. A juventude de Machado de Assis, 1839-1870: ensaio de biografia intelectual. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1971.

MARTINEZ, Keila Morais da Silva. Estudo iconológico das obras pictóricas de Aurélio de Figueiredo pertencentes a acervos da cidade de Manaus. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes). Escola Superior de Artes e Turismo. Universidade do Estado do Amazonas. Manaus, 2018.

MENEZES, Andson José de. Primeira República: Transição do Império para República e os conflitos políticos – 1889. Revista Científica Multidisciplinar – Núcleo do Conhecimento, v. 1, n. 7, p. p. 136-152. Julho de 2020.

Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/historia/primeira-republica>. Acesso em: 03 dez. 2020.

NETO, Provino Pozza. Alforrias escravas na província do Amazonas. In: SAMPAIO, Patrícia Melo (Org.). O fim do silêncio: presença negra na Amazônia. Belém: Açaí, 2011.

PINTO, Ana Lídia et al. História da Arte Ocidental e Portuguesa: das origens ao final do século XX. Porto editora, 2001.

PANOFSKY, Erwin. Estudos de iconologia: temas humanísticos na arte do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

PONTUAL, Roberto. Dicionário de Artes Plásticas no Brasil. Civilização brasileira: Rio de Janeiro, 1969.

Published

2021-07-31

How to Cite

Gomes, M. A. do carmo, & Pedroso, R. C. R. (2021). No retrato, a escravidão: “A leia Áurea”, de Aurélio de Figueiredo. Revista Crítica Histórica, 12(23), 266–282. https://doi.org/10.28998/rchv12n23.2021.0011

Issue

Section

Dossiê Escravidão e Pós-Abolição no Brasil