Nas entrelinhas da hierarquia e disciplina: os alicerces da profissão naval

Authors

  • Elizabeth Espindola Halpern

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchvl7n13.2016.0010

Abstract

O exame dos conceitos de hierarquia e disciplina foi realizado por meio de uma análise sócio-histórica de modo a compreender as circunstâncias de sua produção e seus efeitos. Esses preceitos foram produzidos a partir de uma lógica que começou a prevalecer em favor da criação de um militar-padrão para compor os exércitos permanentes, oriundos da racionalidade científica, cujo paradigma mecânico tornou-se o padrão de inteligibilidade para a compreensão do mundo. A profissionalização do militar, em substituição ao recrutamento à força, foi impregnada por esta racionalidade, ajudando a construir as fronteiras entre os militares obedientes e os desviantes, reforçando a existência de processos de exclusão e estigmatização. Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa que resultou na Tese de Doutorado do curso do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro apresentando as narrativas dos militares que são pacientes alcoolistas de um ambulatório da Marinha do Brasil.

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Published

2016-06-01

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Halpern, E. E. (2016). Nas entrelinhas da hierarquia e disciplina: os alicerces da profissão naval. Revista Crítica Histórica, 7(13). https://doi.org/10.28998/rchvl7n13.2016.0010