Educação, sindicalismo revolucionário e anarquismo nos Congressos Operários Brasileiros (1903-1921)

Autores/as

  • Antonio Felipe da Costa Monteiro Machado

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n21.2020.0008

Resumen

Resumo: O movimento operário brasileiro ganha contornos significativos ao longo de toda a Primeira República. Esse avanço se expressa pela organização de três grandes Congressos Operários Brasileiros (1906, 1913 e 1920). Entre as diversas iniciativas desenvolvidas pelas associações sindicais no período, uma que merece atenção especial certamente é a proposta educacional voltada para os trabalhadores e seus filhos. O presente artigo tem como tema a relação entre estas iniciativas educacionais operárias e as estratégias políticas deliberadas durante os três congressos operários, onde o papel de uma tradição sindicalista revolucionária de influência anarquista será fundamental para o desenvolvimento dessas atividades.

Palavras-chave: movimento operário, educação, sindicalismo revolucionário.

Resumen: El movimiento obrero brasileño gana contornos significativos en toda la Primera República. Este avance es expreso por la organización de tres congresos principales de trabajadores de Brasil (1906, 1913 y 1920). Entre las diversas iniciativas desarrolladas por las asociaciones sindicales en el período, una que merece especial atención es sin duda la propuesta educativa dirigida a los trabajadores y sus hijos. Este artículo tiene como tema la relación entre estas iniciativas educativas de los trabajadores y las estrategias políticas deliberadas durante los tres congresos de trabajadores, donde el papel de una tradición sindicalista revolucionaria de influencia anarquista será fundamental para el desarrollo de estas actividades. Palabras clave: movimiento obrero, educación, sindicalismo revolucionario.

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Biografía del autor/a

Antonio Felipe da Costa Monteiro Machado

Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Educação e História do Movimento
Operário Brasileiro, atuando principalmente com os seguintes temas: didática, pedagogia libertária,
educação racionalista, sindicalismo revolucionário e anarquismo.
1.1. Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade:
História do Brasil República.
1.2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação /
Especialidade: História da Educação.

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Publicado

2020-07-14

Cómo citar

Machado, A. F. da C. M. (2020). Educação, sindicalismo revolucionário e anarquismo nos Congressos Operários Brasileiros (1903-1921). Revista Crítica Histórica, 11(21), 163–185. https://doi.org/10.28998/rchv11n21.2020.0008