“Não é uma fantasia, este sou eu”: Discussões sobre a representação e performance da masculinidade negra na série Sex Education (2019)

Autores/as

  • Andrey Gabriel Souza da Cruz Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0006

Resumen

Resumo: Tendo como pauta as masculinidades, parece-nos prudente tratar de outros marcadores identitários, tais como raça e sexualidade, já que as performances masculinas são múltiplas e organizadas de modo hierárquico. O objetivo deste artigo é investigar a identidade do personagem Eric Effiong, um dos coadjuvantes da série Sex Education (2019). Trata-se de um homem-jovem-negro-gay que, por suas diferenças identitárias, apresenta uma masculinidade considerada dissidente da norma. Para isso, ancoramo-nos nos Estudos das Masculinidades - campo que tem se dedicado a perceber e analisar as maneiras assimétricas a partir das quais as masculinidades são instituídas – e nos Estudos da Cultura Visual – aporte teórico que investiga as imagens para além de seus aspectos compositivos. Para a organização deste texto, primeiro apresentamos nosso objeto de análise - a construção do personagem Eric. Depois, aprofundamo-nos nas concepções de masculinidades e na investigação visual crítica de três cenas da série. Adotamos o PROVOQUE como procedimentos de análise. Finalizamos vislumbrando os modos como personagens dissidentes, tais como Eric, podem desestabilizar e romper com formas recorrentes e estereotipadas nas representações de indivíduos masculinos, negros, gays e afeminados.

Palavras-chave: Gênero, Cultura Visual, negritude.

 

Resumen: Teniendo como tema las masculinidades, nos parece prudente tratar de otros marcadores de identidad, tales como raza y sexualidad, ya que las performances masculinas son múltiples y organizadas de manera jerárquica. El objetivo de este artículo es investigar la identidad del personaje Eric Effiong, uno de los secundarios de la serie Sex Education (2019). Se trata de un hombre-joven-negro-gay que, por sus diferencias de identidad, presenta una masculinidad considerada disidente de la norma. Para eso, nos anclamos en los Estudios de las Masculinidades - campo que se ha dedicado a percibir y analizar las maneras asimétricas desde las cuales las masculinidades son instituidas - y en los Estudios de la Cultura Visual - aporte teórico que investiga las imágenes para más de los aspectos que las componen. Para la organización de este texto, primero presentamos nuestro objeto de análisis - la construcción del personaje Eric. Luego, nos aprofundamos en las concepciones de masculinidades y en la investigación visual crítica de tres escenas de la serie. Adoptamos el PROVOQUE como procedimientos de análisis. Finalizamos vislumbrando los modos como personajes disidentes, tales como Eric, pueden desestabilizar y romper con maneras recurrentes y esteriotipadas en las representaciones de individuos masculinos, negros, gays y afeminados.

Palabras clave: Género, Cultura Visual, negritud.

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Biografía del autor/a

Andrey Gabriel Souza da Cruz, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduando em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá (2019--). Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá (2018). Membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Bolsista do CNPq, processo nº 1899/2020.

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha. Mestre em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá; Especialista em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI. Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; Gênero e Masculinidades. Autor do livro "PROVOQUE: cultura visual, masculinidades e ensino de Artes Visuais"

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Publicado

2022-06-27

Cómo citar

Souza da Cruz, A. G., & Baliscei, J. P. (2022). “Não é uma fantasia, este sou eu”: Discussões sobre a representação e performance da masculinidade negra na série Sex Education (2019). Revista Crítica Histórica, 11(22), 100–130. https://doi.org/10.28998/rchv11n22.2020.0006