Desconstruindo visões eurocentradas sobre os saberes africanos nas escolas e universidades brasileiras: elementos para uma educação antirracista e plural

Autores/as

  • Sonia Andre UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE
  • Lúcia da Conceição Silva

DOI:

https://doi.org/10.28998/rchv15n29.2024.0011

Resumen

Este artigo é resultado de nossas inquietações sobre um mundo colonizado e colonizador, presente em vários discursos e ações de pessoas que se veem brancas, dentro de espaços acadêmicos nos quais transitamos. Não é nosso objetivo trazer discussões exaustivas sobre a invisibilidade das histórias dos povos africanos e afros, mas a partir de nossas vivências apontar outros ângulos de suas existências, através de nossas trajetórias. Uma “educação” antirracista para a construção de sociedades sem cópias e obediências epistêmicas é de suma importância. Daí, apontamos caminhos que possibilitem o desfazer de construtos tidos como verdadeiros, buscando abordagens descolonizantes e práticas nos espaços educacionais, pois entendemos que o nosso fazer educacional deve construir-se no contexto das relações sociais, étnicoraciais, num verdadeiro diálogo com os vários saberes dos povos africanos.

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Biografía del autor/a

Sonia Andre, UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA DE MOÇAMBIQUE

Sónia André: Doutora e Mestra em Educação, Especialista em Ensino da Arte- Música, Licenciada em Música pela UFLA, Atriz, Produtora e Diretora de Cinema. Pesquisa sobre práticas tradicionais de povos não brancos. Saberes e espaços endógenos e indígenas. Ritos e Rituais”. Educações antirracistas e Decoloniais. Outras formas de Estar e se “mulher”. E-mail: soniatriz.musica@gmail.com . ORCI: https://orcid.org/0000-0001-5080-7556

Lúcia da Conceição Silva

Doutora em Teoria e Pesquisa o Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Professora Associada III do quadro efetivo do ICED da UFPA, sendo docente permanente do PPGED da UFPA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adolescência, Juventude, Fatores de Vulnerabilidades e Proteção – GEPJUV/UFPA, Militante e ativista de direitos. E-mail: luciaisabel@ufpa.br . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8871-5913  

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Publicado

2024-07-01

Cómo citar

Andre, S., & Silva, L. da C. (2024). Desconstruindo visões eurocentradas sobre os saberes africanos nas escolas e universidades brasileiras: elementos para uma educação antirracista e plural. Revista Crítica Histórica, 15(29), 235–255. https://doi.org/10.28998/rchv15n29.2024.0011