História e Antropologia: relações teórico-metodológicas, debates sobre os objetos e os usos das fontes de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl1n01.2010.0010Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar as principais relações teórico-metodológicas entre as áreas de História e Antropologia e seus debates no uso das fontes de pesquisa e escolha dos objetos. Sabe-se que as temáticas enfocadas pela História a partir da década de 1970 privilegiaram objetos de pesquisa até então pouco trabalhados na historiografia o que levou a uma busca por referências de análise das ciências sociais. Assim, os estudos históricos dos grupos culturais e suas temáticas (religião, símbolos, arte, educação, relações comunitárias e de poder etc) passaram a usar métodos de coleta de dados e análise com influências antropológicas. Quer-se aqui, refletir o quanto esses usos são bem entendidos pelos pesquisadores e como as duas áreas se vêem na produção do conhecimento específico antropológico e histórico. O caráter interdisciplinar (multidisciplinar) das ciências sociais e humanas deve ser discutido com o intuito de aprimorar as suas relações e esclarecer suas diferenças levando em conta as perspectivas políticas por trás das escolhas teóricas.Descargas
Citas
ABBAGNANO, Nicola. Diccionario de Filosofia. México: Fondo de Cultura Económico, 2004.
GALLINO, Luciano (org.). Dicionário de Sociologia. São Paulo: Editora Paulus, 2005.
BURKE, Peter. História e Teoria Social. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. São Paulo: LTC, 1989.
LINDOSO, Dirceu. Lições de Etnologia Geral: Introdução ao estudo dos seus princípios; seguido de Dois Estudos de Etnologia Brasileira. Maceió: Edufal, 2008.
M´BOKOLO, Elikia. África Negra: História e Civilizações. Tomo I (até o século XVIII). Salvador: Casa das Áfricas, EDUFBA, 2009.
MASSENZIO, Marcello. A História das Religiões na cultura moderna. São Paulo: Hedra, 2005.
SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. História e Etnologia. Lévi-Strauss e os embates em região de fronteira. Revista de Antropologia vol.42 n.1-2, São Paulo, 1999.
SCHWARCZ, Lilia K. Moritz. Questões de Fronteira: sobre a antropologia da história. Novos estudos - CEBRAP no. 72, São Paulo, July 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.