Multiculturalismo e Direitos: do Marco Legal à Política Pública
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl1n02.2010.0007Resumen
No Brasil estão em curso inúmeras discussões acerca das desigualdades que se estabeleceram ao longo da formação econômica e social. Isto porque, a partir da Constituição de 1988, normatizou-se a idéia de sociedade mais justa e democrática. Para tanto, a agenda pública sensibilizou-se, pelo menos formalmente, diante das mais diversas reivindicações, dentre as quais destacamos para fins deste estudo, o reconhecimento da necessidade de políticas públicas para os segmentos excluídos que compõe a população. Nesse sentido, mais particularmente sobre o escopo do artigo, trataremos das minorias étnico-raciais e em especial, discutiremos as alterações determinadas pela Lei Federal 11.645/08 nos currículos escolares com a inclusão do ensino de história, arte e literatura africana e indígena nas instituições de ensino do Brasil e o respectivo desafio de transformar um marco legal em uma política pública.
Descargas
Citas
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Editora Moderna, 1996.
BARBOSA, Marco Antonio. Direito Antropológico e Terras Indígenas no Brasil. São Paulo, Ed. Plêiade: Fapesp, 2001.
DANDLER, Jean. Povos Indígenas e Estado de Direito na América Latina: eles têm alguma chance?. In: MÉNDEZ, J. E.; O´DONNEL, G.; PINHEIRO, P. S. Democracia, violência e injustiça: o Não-Estado de direito na América Latina. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2000.
DURHAM, Eunice. A dinâmica cultural na sociedade moderna. In: Ensaios de Opinião, n. 4, São Paulo, 1977.
EAGLETON, Terry. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2003.
FERNANDES, Rubem César. Privado, porém público – O terceiro setor na América Latina. Rio de Janeiro: Ruleme Dumará, 1994.
FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de história e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Cad. CEDES, Campinas, v. 25, n. 67, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1981.
_________ . Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2005.
FONSECA, Selva Guimarães & SILVA, Marcos. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. 1. ed. Campinas SP: Papirus, 2007.
FUSARI, Maria & FERRAZ, Maria. A arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
LANGDON, Esther Jean. Uma avaliação crítica da atenção diferenciada e a colaboração entre antropologia e profissionais de saúde. In: LANGDON, Esther Jean. J.; GARMELO, Luiza (Orgs.). Saúde dos Povos Indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Rio de Janeiro: Contra Capa, v. 1, p. 33-51, 2004.
DAMATTA, Roberto. Um Indivíduo sem Rosto. In: Cultura Editores Associados. (Org.). Brasileiro: Cidadão?. São Paulo: Cultura Editores Associados, p. 3-22, 1992.
MÉSZAROS, István. A educação para além do Capital. São Paulo: Ed. Boitempo, 2005
MORIN, Edgar. Para sair do século XX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
MONTERO, Maritza. Através del espejo – Una aproximación teórica al estúdio de la conciência social en América Latina. In: MONTERO, M. (Ed.) Psicologia Política Latinoamericana. Caracas: Ed. Panapo, 1987.
NETO, Antônio Leite Ruas. Epidemiologia Social e Indígena: uma visão da saúde coletiva. Porto Alegre: Boletim da Saúde, (vol. 21 Jan-June), 2007.
RODRIGUES, Neidson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 76, Oct., 2001.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: EDUSP, 2007.
SANTOS, Sandra. Panorama das Lutas do Negro no Brasil. In: SILVA, D. M. (org) Brasil: sua gente e sua cultura. São Paulo: Terceira Margem, 2007.
SAUL, Renato. As raízes renegadas da teoria do capital humano. Sociologias, Porto Alegre, n. 12, 2004.
SILVA, Alessandro Soares. Direitos Humanos e lugares minoritários: Um convite ao pensar sobre os processos de exclusão na escola. Brasília - DF: MEC, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 1999.
SOUZA JUNIOR, Marcílio. GALVAO, Ana Maria de Oliveira. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, (set.-dez.) p. 391-408, 2005.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006
URQUIDI, Vivian; TEIXEIRA, Vanessa; LANA, Eliana. Questão Indígena na América Latina: Direito Internacional, Novo Constitucionalismo e Organização dos Movimentos Indígenas. Cadernos PROLAM/USP, v. 1/ano7, p. 199-222, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.