Classes populares, cultura política e Constituinte (1984-1988)
DOI:
https://doi.org/10.28998/rchvl9n18.2018.0008Resumen
O presente artigo tem por objetivo investigar a cultura política dos brasileiros nos anos da transição para a democracia a partir das sugestões da população à Assembleia Nacional Constituinte, encaminhadas por carta ao Congresso Nacional. As cartas analisadas no presente artigo integram um conjunto documental composto por 72.719 missivas encaminhadas entre os anos 1986 e 1987, nas quais ficaram registradas as queixas, as reivindicações, as sugestões, os elogios, as decepções e os sonhos dos brasileiros que, em maior ou menor grau, acreditavam estar participando da construção de novo um país. Tais registros foram cotejados com outros contemporâneos seus oriundos de outros espaços, como as empresas de comunicação, de entretenimento e partidos políticos. Na análise dos discursos dos missivistas considera-se que os mesmos integram a categoria de classes populares, entendida enquanto uma conformação social não alinhada aos projetos hegemônicos que atua de modo classista, sem que, contudo, seus integrantes pertençam a uma única classe social. Dessa forma, procurou-se compreender os vínculos que as pessoas comuns estabeleceram entre democracia e justiça social nas cartas, assim como identificar a perspectiva classista que aparece naqueles discursos e analisar as correspondências dos mesmos com outros discursos enunciados em diferentes espaços e por distintos atores sociais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2019-02-28
Cómo citar
Assis, C. J. de S. (2019). Classes populares, cultura política e Constituinte (1984-1988). Revista Crítica Histórica, 9(18), 144–172. https://doi.org/10.28998/rchvl9n18.2018.0008
Número
Sección
Fluxo Contínuo
Licencia
Este trabalho está licenciado sob uma licença
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/br/
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.