Perfil do consumidor de produtos orgânicos e agroecológicos e sua relação com o consumo sustentável
Palavras-chave:
agroecologia, alimentação saudável, sustentabilidade, BrasilResumo
O estudo teve como objetivo de identificar o perfil dos consumidores de produtos orgânicos e agroecológicos do Distrito Federal, levantar seus hábitos de consumo e aplicar uma escala de consumo sustentável. 58 consumidores de produtos orgânicos e agroecológicos responderam à um questionário contendo questões relativas aos objetivos do estudo. Os consumidores de orgânicos do DF tendem a ser mulheres, pessoas de alta escolaridade, com uma idade média de 44 anos. Legumes, frutas e verduras são os alimentos orgânicos mais consumidos. O acesso à alimentos da época, o valor nutricional e o sabor diferenciado suportam a escolha por esses alimentos, além de existir uma percepção de maior proximidade com os produtores. O selo de certificação e o contato do produtor são as informações que esses consumidores gostariam de encontrar na embalagem dos produtos. Metade dos entrevistados não soube diferenciar um produto orgânico de um produto agroecológico, apontando uma fragilidade no conceito “agroecológico”. A aplicação da escala de consumo sustentável revelou maior aderência com os fatores relacionados à reciclagem e à consciência ecológica, sendo o fator de frugalidade o de menor aderência. Sendo assim, ampliar o conhecimento sobre as percepções e hábitos dos consumidores de produtos orgânicos e agroecológicos permite evidenciar as limitações desse mercado e propor melhorias no sentido de incentivar fortalecer o trabalho das famílias e comunidades que produzem de forma orgânica e agroecológica na região.
Downloads
Referências
ACEVEDO, C. R.; TAMASHIRO, H.; RAMUSKI, C. L.; CHIAMULERA, B.; ACEVEDO, M. M.; CATÃO, B. Comportamento de consumo: a informação dos produtos como resposta à lealdade dos consumidores sustentáveis. Brazilian Jounal of Development, v. 5, n. 8, p. 12965-12978, 2019.
ALMEIDA, I. L.; JUNQUEIRA, A. M. R.; DIAS, C. N. Caracterização de consumidores, atributos de mercado e estratégias para o crescimento da cadeia produtiva de hortaliças orgânicas no Distrito Federal. Texto para Discussão, (No. 24). Brasília: Companhia de Planejamento do Distrito Federal. 2017.
ARAÚJO, H. M. O perfil do consumidor e a percepção das estratégias de marketing em três mercados de proximidades agroecológicos no estado de Minas Gerais (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Carlos, Araras. 2017.
ASSIS, R.; ROMEIRO, A. R. Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 6, n. 6, p. 67-80, 2002.
BRIGNOL, A. R. Mapeamento da venda de produtos orgânicos em Águas Claras-DF e identificação do perfil dos consumidores de orgânicos da região. (Monografia). Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2019.
CARVALHO, A.; DAVID, C. Políticas públicas para o campo e desenvolvimento rural sustentável. Geo UERJ, v. 22, n. 1, ano 13, 2011.
COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL [CODEPLAN]. 2020. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – 2015. Planaltina, Brasília, DF. http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/PDAD-Planaltina-1.pdf.
COMUNELLO, J. F. Produto orgânico de produção agroecológica: a sensibilidade jurídica dos produtores agroecológicos. Revista Extensão Rural, v. 20, n. 1, p. 69-80, 2013.
CORNWELL, T. B.; WAMWARA-MBUGUA, L. W.; NICOVICH, S. G. Dependence patterns in consumer behavior: Exploration and refinement of a concept. Journal of Consumer Behaviour, v. 7, n. 1, p. 51-71, 2008.
DAS, S.; CHATTERJEE, A.; PAL, T. K. Organic farming in India: a vision towards a healthy nation. Food Quality and Safety, v. 4, p. 69–76, 2020.
DAROLT, M. R. Comparação entre a qualidade do alimento orgânico e convencional. In: STRIGHETA, P. C.; MUNIZ, J. N. Alimentos Orgânicos: Produção, Tecnologia e Certificação (1a ed.), p. 289-312. 2003. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa – UFV.
DIAS, V. C. P. L.; GAMARANO, D. S.; ALVES, D. N. Cooperativismo, produtos regionais e orgânicos: a perspectiva do design para a valorização do setor alimentício brasileiro. Mix Sustentável, v. 3, n. 4, p. 119-134, 2017.
GALHARDO, L. R.; SILVA, L. F. S.; LIMA, Â. S. F. Produtores orgânicos no Brasil e seus organismos certificadores. Revista Ciência, Tecnologia & Ambiente, v.8, n.1, p. 37-45, 2018.
GONÇALVES, M. F.; MENEZES, J.; MARQUES, C. Grocery consumer relational perceptions in green consumption context. Tourism & Management Studies, v. 11, n. 1, p. 160-163, 2015.
GRZYBOWSKA-BRZEZIŃSKA, M.; GRZYWIŃSKA-RĄPCA, M.; ŻUCHOWSKI, I.; BÓRAWSKI, P. Organic Food Attributes Determing Consumer Choices. European Research Studies Journal, v. 20, n. 2A, p. 164-176, 2017.
HIGUCHI, A.; AVADI, A. Organic purchasing factors and consumer classification through their preferences in the metropolitan area of Lima, Peru. Agronomía Colombiana, v. 33, n. 2, p. 271-279, 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR [IDEC]. Mapa das feiras orgânicas. 2021. Disponível em <https://feirasorganicas.org.br/comidadeverdade>. Acesso em: 20 de outubro de 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE. 2021.
JUNQUEIRA, A. H.; MORETTI, S. L. A. Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA): tecnologia social de venda direta de alimentos e de revalorização das identidades alimentares territoriais. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, 517-538, 2018.
KAPUGE, K. D. L. R. Determinants of organic food buying behavior: special reference to organic food purchase intention of Sri Lankan customers. Procedia Food Science, v. 6, 303-308, 2016.
KASHIF, U.; HONG, C.; NASEEM, S.; KHAN, W. A.; AKRAM, M. W. (2020). Consumer preferences toward organic food and the moderating role of knowledge: a case of Pakistan and Malaysia. Ciência Rural, v.50, n. 5, p. 1-14, 2020.
KOTLER, P.; KELLER K. Administração de marketing. (12a ed.). São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2006.
Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica e dá outras providências. 2003. Brasília, DF. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.831.htm>. Acesso em: 20 de novembro de 2021.
LEITE, G. O.; SILVA, C. R. M.; OLIVEIRA, L. V. C.; FONTENELE, R. E. S. Os hábitos de consumo sustentável e a consciência ambiental influenciam a intenção de compra de produtos ecológicos? Um estudo com professores de instituições públicas piauienses. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. 1-16, 2021.
LIMA, S. K.; GALIZA, M.; VALADARES, A.; ALVEZ, F. Produção e consumo de produtos orgânico no Mundo e no Brasil. 2020. Texto para discussão 2538. Brasília: Ipea. Disponível em <http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/9678/1/TD_2538.pdf>. Acesso em: 20 de novembro de 2021.
MARTINELLI, S. S.; CAVALLI, S. B. Alimentação saudável e sustentável: uma revisão narrativa sobre desafios e perspectivas. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, n. 11, p. 4251-4261, 2019.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO [MAPA]. Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. 2021. Brasília, DF. Disponível em <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/cadastro-nacional-produtores-organicos>. Acesso em: 05 de novembro de 2021.
MOHAMAD, S. S.; RUSDI, S. D.; HASHIM, N. H. Organic Food Consumption Among Urban Consumers: Preliminary Results. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 130, p. 509-514, 2014.
MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística aplicada e probabilidade para engenheiros. (4a ed.). Rio de Janeiro, RJ: LTC. 2009.
OROIAN, C. F.; SAFIRESCU, C. O.; HARUN, R.; CHICIUDEAN, G. O.; ARION, F. H.; MURESAN, I. C.; BORDEANU, B. M. Consumers’ Attitudes towards Organic Products and Sustainable Development: A Case Study of Romania. Sustainability, v. 9, n. 1559, 1-14, 2017.
PACHECO, P. H. B.; SILVA, H. M. R.; SPERS, E. E.; HANZA, K. M. As vertentes do consumo sustentável: um estudo comparativo entre consumidores com formação ambiental e consumidores em geral. Gestão e Desenvolvimento, v. 16, n. 1, 177-200, 2019.
PASSOS, J. M.; FORNAZIER, A. Perfil do consumidor e do mercado de produtos orgânicos no Distrito Federal: uma abordagem do mix de marketing. 2018. Anais... X Congreso ALASRU 2018. Montevideo, Uruguay.
PEREIRA, M. C.; MÜLLER, C. R.; RODRIGUES, F. S. A.; MOUTINHO, A. B. A.; RODRIGUES, K. L.; BOTELHO, F. T. Mudança no perfil sociodemográfico de consumidores de produtos orgânicos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 9, p. 2797-2804, 2015.
PERON, V.; COSTA, E. A.; ARRUDA, J. C. C. Definição de Preços de Produtos Agroecológicos: o caso do Grupo Bem-Estar no Assentamento 72, em Ladário/MS. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 2, p. 1-10, 2018.
PIMENTA, M. L. Comportamento do consumidor de alimentos orgânicos na cidade de Uberlândia: um estudo com base na cadeia de meios e fins (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG. 2008.
PORTILHO, F. Sustentabilidade Ambiental, consumo e cidadania. São Paulo, SP: Cortez, 255p. 2005.
REIS, C. B. Mapeamento da comercialização de produtos orgânicos certificados no Distrito Federal (Monografia). Universidade de Brasília, Planaltina-DF. 2013.
RIBEIRO, J. A.; VEIGA, R. T. Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração, v. 46, n. 1, p. 45-60, 2011.
RODRIGUES, D. B.; DALMARCO, D. A. S.; AOQUI, C.; MARINHO, B. L. The meaning of the organic certification label for the consumer: a cluster analysis. REGE - Revista de Gestão, v. 23, n. 4, p. 316-325, 2016.
SANTOS, G. C.; MONTEIRO, M. Sistema orgânico de produção de alimentos. Alimentos e Nutrição, v.15, n. 1, p. 73-86, 2004.
SANTOS, J. S.; SILVA JÚNIOR, L. H. Determinantes socioeconômicos do consumo e disposição a pagar por alimentos orgânicos no agreste de Pernambuco. Reflexões Econômicas, v. 1, n. 1, p. 49-84, 2015.
SILVA, E. B.; CARDOSO, F. T.; SOUZA, G. G.; ALMEID, A. Perfil socioeconômicos de consumidores de produtos orgânicos. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 1, p. 83-89, 2013.
SILVA, M. E.; OLIVEIRA, A. P. M.; GÓMEZ, C. R. P. Indicadores de consumo consciente: uma avaliação do recifense sob a ótica do consumo sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 12, n. 2, p. 173-190, 2013.
SILVA JÚNIOR, E. C.; SANTANA, G. S.; MUÑOZ, M. S. G.; PORTO, B. H. C.; JUNQUEIRA, A. M. R.; SOARES, J. P. G.; RODRIGUES, G. S. Comércio justo e gestão ambiental para a sustentabilidade: o caso de uma comunidade que sustenta a agricultura (CSA). Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 35, n. 1, p. 11-36, 2018.
SOUZA, J. S.; MIYAZAKI, V. K.; ENOQUE, A. G. Reflexões acerca do consumo verde e sustentável na sociedade contemporânea. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. 2, p. 403-413, 2019.
UEASANGKOMSATE, P.; SANTITEERAKUL, S. A study of consumers’ attitudes and intention to buy organic foods for sustainability. Procedia Environmental Sciences, v. 34, p. 423-430, 2016.
VEGA-ZAMORA, M.; PARRAS-ROSA, M.; MURGADO-ARMENTEROS, E.; TORRES-RUIZ, F. J. (2013). The Influence of the Term 'Organic' on Organic Food Purchasing Behavior. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 81, p. 660-671, 2013.
VERSIANI, R. O. Percepção dos consumidores e tomada de decisão na compra de alimentos orgânicos: o caso do Mercado Orgânico e da Feira do Produtor da Agricultura Familiar / CEASA – Brasília/DF (Monografia). Universidade de Brasília, Brasília, DF. 2016.
VIEIRA, L.; COUTO, Y. L. R. Perfil dos Consumidores de Hortaliças Orgânicas no Distrito Federal. COGITARE, v. 1, n. 1, p. 63-77, 2018.
WARMLING, D.; MORETTI-PIRES, R. O. Sentidos sobre agroecologia na produção, distribuição e consumo de alimentos agroecológicos em Florianópolis, SC, Brasil. Interface, v. 21, n. 62, p. 687-698, 2017.
WEE, C. S.; ISMAIL, K.; ISHAK, N. Consumers Perception, Purchase Intention and Actual Purchase Behavior of Organic Food Products. Review of Integrative Business & Economics Research, v. 3, n. 2, 378-397, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 MICHELE HARTMANN FEYH, GIOVANA RODRIGUES SOTO LIZANA, ROBERTO LUÍS DA SILVA CARVALHO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0