Perfil do consumidor de produtos orgânicos e agroecológicos e sua relação com o consumo sustentável

Autores/as

  • MICHELE HARTMANN FEYH Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Planaltina
  • GIOVANA RODRIGUES SOTO LIZANA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Planaltina
  • ROBERTO LUÍS DA SILVA CARVALHO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Palabras clave:

agroecologia, alimentação saudável, sustentabilidade, Brasil

Resumen

O estudo teve como objetivo de identificar o perfil dos consumidores de produtos orgânicos e agroecológicos do Distrito Federal, levantar seus hábitos de consumo e aplicar uma escala de consumo sustentável. 58 consumidores de produtos orgânicos e agroecológicos responderam à um questionário contendo questões relativas aos objetivos do estudo. Os consumidores de orgânicos do DF tendem a ser mulheres, pessoas de alta escolaridade, com uma idade média de 44 anos. Legumes, frutas e verduras são os alimentos orgânicos mais consumidos. O acesso à alimentos da época, o valor nutricional e o sabor diferenciado suportam a escolha por esses alimentos, além de existir uma percepção de maior proximidade com os produtores. O selo de certificação e o contato do produtor são as informações que esses consumidores gostariam de encontrar na embalagem dos produtos. Metade dos entrevistados não soube diferenciar um produto orgânico de um produto agroecológico, apontando uma fragilidade no conceito “agroecológico”. A aplicação da escala de consumo sustentável revelou maior aderência com os fatores relacionados à reciclagem e à consciência ecológica, sendo o fator de frugalidade o de menor aderência. Sendo assim, ampliar o conhecimento sobre as percepções e hábitos dos consumidores de produtos orgânicos e agroecológicos permite evidenciar as limitações desse mercado e propor melhorias no sentido de incentivar fortalecer o trabalho das famílias e comunidades que produzem de forma orgânica e agroecológica na região.

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Biografía del autor/a

MICHELE HARTMANN FEYH, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Planaltina

Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre em Engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, graduanda em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB.

GIOVANA RODRIGUES SOTO LIZANA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Planaltina

Graduanda em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB.

ROBERTO LUÍS DA SILVA CARVALHO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana

Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural Rio de Janeiro - UFRRJ, Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE, Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - PPGCTIA/UFRRJ. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Bom Jesus do Itabapoana

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Publicado

2022-08-05

Cómo citar

FEYH, MICHELE HARTMANN; LIZANA, GIOVANA RODRIGUES SOTO; CARVALHO, ROBERTO LUÍS DA SILVA. Perfil do consumidor de produtos orgânicos e agroecológicos e sua relação com o consumo sustentável. Revista Craibeiras de Agroecologia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e13526, 2022. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/era/article/view/13526. Acesso em: 14 ago. 2024.

Número

Sección

Sociedade e Cultura