A IMPLANTAÇÃO DO GEBIM NA UFAL

Autores

  • JOSÉ CARLOS DOS SANTOS JÚNIOR UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • JOAB MANOEL ALMEIDA SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • ANA CARLA BORGES DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • LEONILDO DA SILVA NETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • JOSIVALDO TEIXEIRA DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL
  • ALINE DA SILVA BARBOZA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v12i13.14400

Palavras-chave:

BIM, Engenharia Civil, Metodologia, Extensão, Tecnologia

Resumo

O BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia de fomentação de projetos e processos gerenciais, cuja implementação no setor AEC é cada vez mais implícita. Com isso, o projeto GEBIM surge com a criação de um espaço para articulação de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em torno da área de Projeto e Gestão em Engenharia Civil, tendo como eixos o Gerenciamento de Projetos, as Tecnologias da Informação e o BIM, sendo composto pelos departamentos de projetos, de pesquisa, acadêmico e marketing, objetivando o máximo aproveitamento do BIM em cada área. O presente artigo, apresenta de forma clara a implantação do GEBIM na UFAL, demonstrando as atividades, os equipamentos usados e os principais componentes que o grupo desenvolve para a disseminação e democratização do BIM dentro da Universidade Federal de Alagoas, bem como em todo estado de Alagoas. Com as devidas apresentações a respeito do Grupo de Extensão em BIM (GEBIM-UFAL), pode-se dizer que o grupo, apesar do pouco tempo de criação, está a firmar suas raízes a cada dia em um meio importante da construção do conhecimento prático e científico no que tange a modalidade da Information Building Modelling, levando conhecimento do tema aos discentes e docentes da instituição e à todos aqueles que se interessarem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSÉ CARLOS DOS SANTOS JÚNIOR, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), estando atualmente no 6° período e membro do Grupo de Extensão em BIM (GEBIM - UFAL) atuante no estado de Alagoas, onde atua como coordenador do departamento de pesquisa realizando atividades voltadas à disseminação e democratização do BIM na academia e no estado de Alagoas.

JOAB MANOEL ALMEIDA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), estando atualmente no 7° período e membro do Grupo de Extensão em BIM (GEBIM-UFAL).

ANA CARLA BORGES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), estando atualmente no 5° período e membro do Grupo de Extensão em BIM (GEBIM-UFAL) atuante no estado de Alagoas, com permanência no LCCV UFAL, realizando atividades voltadas à disseminação e democratização do BIM na academia e no estado de Alagoas, sendo essas artigos, modelagem de edifícios e articulação de ações voltadas ao tema. Tendo, também, passagem pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento de Alagoas (SETRAND AL) e pela Única Engenharia, como estagiária com foco no setor orçamentário.

LEONILDO DA SILVA NETO , UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), estando atualmente no 5º período e membro do Grupo de Extensão em BIM (GEBIM-UFAL), além de Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

JOSIVALDO TEIXEIRA DA SILVA , UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), membro presidente do Grupo de Extensão em BIM da UFAL (GEBIM-UFAL), Técnico em Edificações, Pesquisador BIM do Laboratório de Computação Científica e Visualização- LCCV.

ALINE DA SILVA BARBOZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1987), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (1992), doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, e desenvolve pesquisas nas linhas: mecânica das estruturas, estruturas de concreto (moldado no local e pré-moldado), concreto reforçado com fibras, poços de petróleo. Participou da fundação da Associação Rede Metrológica de Alagoas-RMAL, atuou como Diretora Técnica e atualmente exerce o cargo de Presidente da mesma. Exerceu ainda o cargo de Presidente no extinto Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas-ICTAL.

Referências

Behrens, M. A., 2006. O paradigma da complexidade. Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis:Vozes.

Behrens, M. A., 2006. Metodologia de projetos num paradigma emergente. In: M.A. Behrens, Paradigma da complexidade (p.33-74). Petrópolis: Vozes.

BIBLUS. As dimensões do BIM: 3D, 4D, 5D, 6D, 7D. Disponível em: <http://biblus.accasoftware.com/ptb/as-dimensoes-do-bim-3d-4d-5d-6d-7d/>. Acesso em 26 out. 2022.

BOLLMANN, C.; SCHEER, S.; STUMM, S. B. Engenharia colaborativa: uma visão para a engenharia simultânea e o uso de ambientes colaborativos para arquitetura e engenharia civil. In: SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 2., 2005, São Paulo. Anais... São Paulo, 2005.

BRASIL. Decreto nº 9.983 de 22 agosto de 2019. Institui a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modeling, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9983.htm#art15. Acesso em: 20 out 2022.

Mariano Borille, J., Marilda Aparecida Behrens, & Rodrigues Luppi, M. A., 2020. Metodologia de projetos: perspectivas de aprendizagem ativa, significativa, crítica e transformadora. Revista Electrónica de Investigación y Docencia (REID), 24. https://doi.org/10.17561/reid.n24.5.

Marx, K., 1994. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Difel. v. 1. caps. I, X, XI, XII, XIII.

PENTTILÄ, H., 2006. Describing The Changes in Architectural Information Technology to understand Design Complexity and Free-Form Architectural Expression. Journal of Information Technology in Construction, v. 11, special issue, p. 395-408.

Ribeiro, M. G., & Silva, S. J. W., 2013. TRANSFORMAÇÕES E TENDÊNCIAS NA HISTÓRIA DA ENGENHARIA CIVIL: DO TRABALHO MANUAL À SUSTENTABILIDADE.

Simão, A. dos S., Alcoforado, L. F., Longo, O. C., Santos, D. A., Santos, F., Silva, A. D., Menezes, C. A. G., & Meirelles Júnior, J. C., 2019. Impactos da indústria 4.0 na construção civil brasileira. Brazilian Journal of Development, 5(10). https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-210.

Yasser Y., Idris O., Yani R., Y.H. M., S.H. A., Darda'u R., Miljan M., 2020. Benefícios do BIM e sua influência na implementação do BIM na Malásia. Revista de Engenharia de Ain Shams. Volume 11, Edição 4 , dezembro de 2020 , Páginas 1013-1019

Publicado

28-02-2023 — Atualizado em 06-03-2023

Versões

Como Citar

CARLOS DOS SANTOS JÚNIOR, J. ., MANOEL ALMEIDA SANTOS, J. ., BORGES DOS SANTOS, A. C. ., DA SILVA NETO , L. ., TEIXEIRA DA SILVA , J. ., & DA SILVA BARBOZA, A. . (2023). A IMPLANTAÇÃO DO GEBIM NA UFAL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). https://doi.org/10.28998/rexd.v12i13.14400 (Original work published 28º de fevereiro de 2023)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.