ACE 4 PROJETO: BIORREMEDIAÇÃO COMO ALTERNATIVA PARA DESTINAÇÃO FINAL DE ESGOTOS DOMÉSTICOS.
Palavras-chave:
Comunidades rurais. Sertão Alagoano. Saneamento Ambiental. Fossa Verde.Resumo
A ação extensionista visou um repasse da fundamentação teórica sobre processos de biorremediação com intuito de se mostrar alternativa de condicionamento de esgoto em regiões desprovidas dessa etapa do tratamento de efluentes. Foram abordados o processo construtivo, sua estrutura e funcionamento, manutenção do sistema, apresentação de outras tecnologias de biorremediação, além de cuidados adicionais para prolongar a vida útil da alternativa tecnológica de baixo custo e de fáceis implantação e operação. A opção por esta tecnologia e a crescente aceitação por seu uso pela comunidade atestam a viabilidade da alternativa. Hoje, ela é utilizada principalmente na zona rural e é apresentada no sistema de biorremediação vegetal usado na fossa verde onde é realizado o tratamento do esgoto doméstico através da tecnologia anaeróbia e desenvolvimento de biomassa em material suporte. Biorremediação é um processo no qual organismos vivos, normalmente plantas ou microrganismos, são utilizados tecnologicamente para remover ou reduzir (remediar) poluentes no ambiente. Também é chamada de biotecnologia ambiental, por usar, de forma controlada, processos microbiológicos que ocorrem normalmente na natureza para remover poluentes. A tecnologia configura uma alternativa atraente para a zona rural de Alagoas, proporcionando qualidade de vida e saúde para todos os beneficiados, com condicionamento correto do efluente, além de possuir baixo custo de implantação, reduzindo a probabilidade de ocorrência de doenças relacionadas com o esgoto a céu aberto.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 7229.
Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos. Rio de Janeiro, ABNT, 1993.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 13.969.
Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação. Rio de Janeiro, ABNT, 1997.
SILVA, M. R. P.; OLIVEIRA NETTO, A. P. 2014. A UTILIZAÇÃO DE FOSSAS VERDES PARA O SANEAMENTO BÁSICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO NORDESTE. Simpósio de Engenharia de Produção.
CLIMATE DATA. https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/alagoas/delmiro-gouveia-42941/. Acesso dia 07 de novembro de 2022.
SILVA, F. H. B. B.; PARAHYBA, R. B. V.; SILVA, F. B. R.; LOPES, P. R. C. 2002. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE DELMIRO GOUVEIA - ESTADO DE ALAGOAS. Circular Técnica 12 - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rio de Janeiro, RJ.
CAMPOS, I. F.; SANTOS, B.; TONETTI, A. 2018. TRATAMENTO DE ESGOTO NA ZONA RURAL: FOSSA VERDE E CÍRCULO DE BANANEIRAS, Biblioteca UNICAMP, 1ª ed, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.