IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO EM BOTÂNICA E NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO BÁSICO.

Autores

  • ELICA AMARA CECILIA GUEDES Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • MARIANA MELLO FIREMAN Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ana Karolina Lopes Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Lucas Eduardo Pereira dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Karla Danielle Pordeus de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v12i15.14408

Palavras-chave:

Algas.Educação Ambiental. Ensino de Ciências e Biologia.

Resumo

Lecionar botânica para a educação básica, mesmo sendo de extrema relevância, pode possuir obstáculos a serem passados, sendo o tema “Algas” o mais adverso. Projetos de extensão das universidades para aplicação na educação básica assumem particular relevância para divulgar o conhecimento sobre esse tema. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender a importância da aplicação de projetos de extensão nas escolas e sala de aula das disciplinas de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, ampliando o aprendizado e o conhecimento sobre as algas. Para isso, buscou-se um referencial teórico, bem como uma pesquisa documental, onde os dados foram coletados junto ao projeto de extensão “Alga não é lixo, é luxo” e uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados:  Google, Google Acadêmico, Scopus, entre outros, coletando trabalhos que abordavam temáticas sobre a importância, forma de utilização e aproveitamento das algas no cotidiano educacional. Nos resultados foi possível realizar a descrição das atividades práticas desenvolvidas no Laboratório de Botânica da Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, observando exemplares de microalgas e macroalgas, bem como toda dinâmica que envolveu um projeto de extensão, tornando considerável a aprendizagem do conteúdo. Com este projeto de extensão “Alga Não é Lixo é Luxo”, foi possível esclarecer o tema educação ambiental e as algas para alunos da educação básica de escolas públicas e particulares de forma lúdica e didática, contribuindo para o Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, A., R. de N. A universidade e a forma de produzir conhecimento científico. 2018. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-universidade-e-a-forma-de-produzir-conhecimento-cientifico/158984

ARAÚJO-FILHO, T; THIOLLENT, M. J-M.Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos. Cubo Multimídia, 2008. 666 p.

CABRAL, I. S. R. et al. "Potencial antioxidante e antimicrobiano". Boletim Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, v. 29, n. 2, p. 181–192, jul./dez. 2011.

CARVALHO, A., R., N.; MATEUS, I. da H.; SILVA, F. De A., P.; RIBEIRO, F. DE O. S.; GÓES, J., M.; Produção de exsicatas de macroalgas: uma experiência no ensino fundamental em Parnaíba, Pi. IV Congresso Nacional da Educação, 2017

CAVALCANTE, D., J., B.; XAVIER, M. da S.; COSTA, M., M. da S.; GUEDES, E., A., C.; avaliação do conhecimento sobre algas marinhas pelos frequentadores de uma praia do nordeste brasileiro. Revista Ouricuri, Paulo Afonso, v. 2, n. 2, p. 39-53, jul/dez. 2012.

COELHO, F., P. Potencial de aproveitamento energético da biomassa de macroalgas no estado de alagoas. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Departamento de Energia Nuclear. Tese de Doutorado. 99p. Universidade Federal de Pernambuco. 2018.

DEMARCO, J. de O. et al. Extensão Universitária na Conscientização Ambiental em Escolas de Educação Básica. Revista do Centro de Ciências Naturais e Exatas, v. 14, p. 101-107, 2015.

DIAS, L., S.; MARQUES, M., D.; MEIO AMBIENTE E A IMPORTÂNCIA DOS PRINCIPÍOS AMBIENTAIS. - Categoria: Artigo Completo. Instituição Organizadora:Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 07, n. 05, 2011

EFFTING, T., R. Educação Ambiental nas escolas públicas: Realidades e Desafios. Monografia (Especialização em Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável) – Centro de Ciências Agrárias. Campus de Marechal Cândido Rondon, Universidade Federal do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, p. 90. 2007.

FERREIRA, J. E.; PEREIRA, S. G.; BORGES, D. C. S A importância da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação e Cultura, n. 6, p. 104-119, jan./jun. 2013.

FILHO, T. de A.; THIOLLENT, M., JEAN-MARIE; Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - São Carlos: Cubo Multimídia, 2008, 666p.

FONSECA, J. A. Aplicação de Algas na Indústria Alimentar e Farmacêutica. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. p. 75. 2016.

FRANCO, J. L. de A. O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade. História (São Paulo) v.32, n.2, p. 21-48, jul./dez. 2013.

GUEDES, E.A.C. & MOURA, A. do N. Estudo da Biomassa e composição mineral de “algas arribadas” em Praias do Litoral Norte de Alagoas. Boletim de Estudos e Ciências do Mar . v. 9, p.19-30, (1996).

HENNINGTON, E., A. Acolhimento como prática interdisciplinar num programa de extensão universitária. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n. 1, p. 256-265, jan./fev. 2005.

MOREIRA, L., H., L.; FEITOSA, A., A., F., A.; QUEIROZ, R. T. Estratégias Pedagógicas Para o Ensino de Botânica na Educação Básica. Experiências em Ensino de Ciências, v.14, n.2. p. 368-384, set./abr. 2019.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, p. 19. 2015.

PAIVA, L. S. Desenvolvimento de tecnologias de extração e de quantificação dos principais componentes nutricionais de macroalgas do litoral dos Açores tendo em vista o seu aproveitamento como suplemento alimentar. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar) - Departamento de Ciências Agrárias, Universidade dos Açores, p.131. 2013.

PEDROSO, A. S. Algas do litoral português: aplicações práticas na alimentação e saúde um guia ilustrado. Universidade de Évora, p. 108. 2014.

PEDROSO, C., V. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, Anais... Curitiba – PR. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, p. 1-9. 2009.

PRODANOV, C., C.; FREITAS, E., C. De; Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RADULOVICH, R., UMANZOR, S., CABRERA, R. Algas Tropicales Cultivo y uso como Alimento. In: Tropical Seaweeds: Cultivation and use as Food. 1. ed. San José, Costa Rica, Universidad de Costa Rica, 2013.

RESENDE, C. C.; TEIXEIRA, A. G.; SOUZA, M. M. de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Diretrizes para a prática docente. 2019.

RODRIGUES, A., L., L.; PRATA, M., S.; BATALHA, T., B., S.; COSTA, C., L. N. do A.; NETO, I. de F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n. 16, p. 141-148, mar. 2013.

TORALES, M., A.; A inserção da educação ambiental nos currículos escolares e o papel dos professores: da ação escolar a ação educativo-comunitária como compromisso político-ideológico. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - FURG, 2013. ISSN: 1517-1256.

SANTANA, C., H. de. Abordagem do conteúdo de Algas em livros didáticos de Biologia. Universidade Federal de Pernambuco, CAV, Licenciatura em Ciências Biológicas, Vitória de Santo Antão, 2019.

SANTOS, W., L., P. dos; CARNEIRO, M., H. da S.; Livro Didático de Ciências: Fonte de Informação ou Apostila de Exercícios? CONTEXTO E EDUCAÇÃO, Editora Unijuí, Ano 21, nº 76, Jul/Dez. 2006.

SILVA, A., L., B. et al. A importância da Extensão Universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Rev. Enferm. UFPE on-line, v. 3, p. 1-9. 2019.

TOWATA, N.; KATON, G., F.; BERCHEZ, F., A. de S.; URSI, S.; Ambiente marinho, sua preservação e relação com o cotidiano: influência de uma exposição interativa sobre as concepções de estudantes do ensino fundamental. XI CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACÍON EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS. 2013.

VASCONCELOS, B. M. D. F., GONÇALVES, A. A. "Macroalgas e seus usos – alternativas para as indústrias brasileiras", Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 8, n. 5, p. 125–140, 2013.

VILA NOVA, L.L.M., COSTA M.M. da S., COSTA, J.G. da, AMORIM, E.C. da S. & GUEDES, E.A.C. (2014). Utilização de “algas arribadas” como alternativa para adubação orgânica em cultivo de Moringa oleifera Lam. Revista Ouricuri, 4(3): 68-81.

VYGOTSKY, L. S. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: A formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo, p. 107-124,1989

Publicado

11-10-2023

Como Citar

GUEDES, E. A. C., FIREMAN, M. M. ., Silva, A. K. L. ., dos Santos, L. E. P. ., & Oliveira, K. D. P. de . (2023). IMPORTÂNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO EM BOTÂNICA E NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO BÁSICO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(15). https://doi.org/10.28998/rexd.v12i15.14408

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.