ARTE-EXPRESSIVIDADE EM ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Palavras-chave:
Extensão, Arte, Subjetividade, PsicologiaResumo
O presente trabalho busca discorrer, através de um relato de experiência, vivências experienciadas durante os períodos letivos de 2021.2 e 2022.1 pelas autoras durante a Atividade Curricular de Extensão (A.C.E.), componente curricular obrigatório no Curso de Graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, Unidade Palmeira dos Índios. Intitulado ‘’Subjetivarte’’, foi uma ação que se originou diante da necessidade de transversalizar os conteúdos programáticos da disciplina de Concepções Ontológicas da Psicologia com a subjetividade dos indivíduos frequentantes de instituições e/ou comunidades. O projeto dividiu-se em dois momentos: no primeiro momento, efetuaram-se formações e oficinas destinadas aos discentes cursistas da A.C.E. e concomitantemente realizou-se visitas às instituições para que fosse possível conhecer as demandas do público escolhido por cada equipe. Em contrapartida, no segundo momento, vigente até o período da escrita deste relato, estão sendo concretizadas ações que intencionam a expressividade subjetiva dos usuários das instituições. Atrelado a isso, a obra traz a discussão sobre os desafios do percurso prático de saída da Universidade para dois espaços distintos. Inicialmente, a uma Associação de Mulheres e, em seguida, a um CAPS AD. Ressignificando. São contatos com grupos subalternizados de forma conjunta.
Downloads
Referências
CASTRO, Ricardo Dias de; MAYORGA, Claudia. Decolonialidade e pesquisas narrativas: contribuições para a Psicologia Comunitária. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 14, n. 3, p. 11-18, jul./set. 2019.
EKENA. Todxs putxs. São Carlos: Rancho Rockfeller, 2017. 1 CD (6 min).
LIMA, Jussara Maria et al. Empreendedorismo como aporte para o empoderamento econômico feminino. Rev. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 17, n. 48, p.251-266, jul./set. 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. In: LOURO, Guacira Lopes. Uma perspectiva pós estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 14-36.
SILVA, Roseane Amorim da; MOURA, Renata Paula dos Santos; SANTOS, Antonio César de Holanda. Narrativas (des)construídas como tarefa política da pesquisa participativa decolonial. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.12, n. 2, p. 147-160. jul./dez. 2021.
SILVEIRA, Nise da (org.). Casa das Palmeiras: A emoção de lidar. Rio de Janeiro: Alhambra, 1986.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.