A PRODUÇÃO DE CURTAS-METRAGENS DE GÊNERO EM ALAGOAS: A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA FALA DAS PERSONAGENS MULHERES NA MOSTRA SURURU.
Palavras-chave:
Mulher; Visibilidade; Cinema; Alagoas; GêneroResumo
O cinema como veículo de sentido e identificação traz aos nossos olhos imagens e nos exige um posicionamento perante questões sociais, tornando-se, portanto, um espaço de representação e visibilidade. Neste estudo, pretendemos analisar a recente produção de cinema em Alagoas por meio dos curtas-metragens premiados na última Mostra Sururu de Cinema Alagoano em 2016, sendo: Sangue-Mulher, Wal Kavalga e Wonderfull. Os três filmes trazem mulheres como personagens principais e promovem o espaço de fala para a discussão de gênero. Também enfocam a violência, a transexualidade e o prazer feminino. Nosso objetivo é o de refletir sobre como estas obras conjecturam o empoderamento das mulheres e promovem a discussão sobre o lugar da mulher na sociedade.
Downloads
Referências
BARROS, Elinaldo. Panorama do Cinema Alagoano. 2 ed. Maceió: EDUFAL, 2010.
MOSTRA SURURU DE CINEMA ALAGOANO. Histórico. Disponível em: <http://mostrasururu.com.br/apresentacao/>. Acesso em: 21 de set. 2017.
MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In.: XAVIER, I. (org.). A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilme, 1983, p. 437-453. Col. Arte e Cultura, v. 5.
REVISTA GRACILIANO. Maceió: Editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Ano V, n.16, set./out. 2012.
STAM, R.A Intervenção Feminista. Termo in: Introdução a Teoria do Cinema. Tradução Fernando Mascarello .5.ed. Campinas - SP . Papirus, 2013.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.