REFLEXÕES SOBRE O DESAFIO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS EM GRADES CURRICULARES DA UFAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DO I.C.B.S.

Autores

  • Alessandra Abel Borges UFAL- Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave:

Senso de humanidade, Obrigatoriedade da Extensão, Hesitação vacinal

Resumo

Esta crônica traz reflexões sobre a obrigatoriedade da Extensão nos cursos de Graduação e o conflito que tal natureza gera em relação a requisitos e valores básicos necessários à participação efetiva dos sujeitos envolvidos em ações de Extensão, em especial, o voluntariado e o senso de humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORBA, Rodrigo C.N.; VIDAL, Vinícius M.; MOREIRA, Lilin O. The re-emergency and persistence of vaccine preventable diseases. Anais da Academia Brasileira de Ciências, [s. l.], v. 87, n. 2, p. 1311-1322, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aabc/a/9JW3XxcMGk8WFCxV6TVkP4Q/?format=pdf&lang=en

BRASIL, Ministério da Saúde. Vigilância epidemiológica do sarampo no Brasil – semanas epidemiológicas 1 a 9 de 2021. Boletim Epidemiológico, [s. l.], v. 52, n. 12, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_12.pdf (acessado em 08/03/2022).

BROWN, Amy Louise et al. Vaccine confidence and hesitancy in Brazil. Cadernos de Saúde Pública, [s. l.], v. 34, n. 9, e00011618, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311x00011618

CRUZ, Adriane. A queda na imunização no Brasil. CONSENSUS, [s. l.], ano VII, n. 25, p. 20, 2017. Disponível em: https://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/revistaconsensus_25.pdf

FRUGOLI, Alice Gomes et al. Vaccine fake news: an analysis under the World Health Organ-ization’s 3Cs model. Revista da Escola de Enfermagem da USP, [s. l.], v. 55, p. e03736, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2020028303736

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf

MÜLLER, Sabrina Kunz et al. Hesitação Vacinal em Gestantes Atendidas pelo Sistema Único de Saúde no Sul do Brasil: Um Estudo Transversal. Revista Saúde e Desenvolvimento Hu-mano, [s. l.], v. 9, n. 3, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v9i3.7812

RIBEIRO, Maria Seleste Soares. Programa Nacional de Imunização – PNI. In: ALEXADRE, Lourdes Bernadete S.P.; DAVID, Rosana (Org.). Vacinas – Orientações Práticas. São Paulo: Martinari, 2008. p.13-18.

ZORZETTO, Ricardo. As razões da queda na vacinação. Pesquisa Fapesp, São Paulo, v. 19, n. 270, p. 19-24, 2018. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/as-razoes-da-queda-na-vacinacao/

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Abel Borges, A. (2022). REFLEXÕES SOBRE O DESAFIO DA CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO E IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS EM GRADES CURRICULARES DA UFAL: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DO I.C.B.S . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14559

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.