GENÉTICA FORENSE

UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NA SALA DE AULA

Autores

  • Sayonara Assis USP-Universidade de São Paulo.
  • Hyngrid Assíria Amorim Costa Centro Universitário Tiradentes - UNIT
  • Maria Luzenita Wagner Mallmann Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas - IFAL
  • Ebenézer Bernardes Correia Silva Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas - IFAL

Palavras-chave:

Ensino, Eletroforese, DNA, Efeito CSI, Tecnologia

Resumo

A genética forense é empregada principalmente na identificação de pessoas, seja em testes de paternidade ou ao esclarecer dúvidas sobre a participação de um suspeito em um crime. Com a extensa abordagem dessas metodologias em programas televisivos como novelas, filmes e diversos seriados, este assunto passou a ser popularizado, mas sem o real conhecimento da técnica e sua aplicação, recebendo o nome de “Efeito SCI”. Esse tema é abordado no ensino médio, porém, existem poucas atividades práticas com este enfoque, pois o custeio de um laboratório de biologia molecular é muito alto. Esta experiência de sala de aula teve por objetivo apresentar na aula de genética, uma simulação da aplicação da biologia molecular com materiais de baixo custo. A preparação da aula constou de um boneco simulando um crime, extração de DNA caseira com bochecho de água com sal e precipitação de material genético com álcool. Em seguida foi utilizado um gel de eletroforese feito com Ágar-ágar em cuba de acrílico com fonte elaborada pelos alunos do curso de eletrônica do Instituto Federal de Alagoas. Para as amostras foram utilizados corantes alimentícios simbolizando o DNA tanto da cena do crime, como de três suspeitos. Ao final do experimento, um dos suspeitos teve o mesmo padrão de bandas da cena do crime. A demonstração dos procedimentos técnicos facilitou o aprendizado, retirou dúvidas de como são realizadas as análises de DNA e despertou o senso crítico do que é coerente ou não através das análises forenses.

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Biografia do Autor

Sayonara Assis, USP-Universidade de São Paulo.

USP-Universidade de São Paulo.

Hyngrid Assíria Amorim Costa, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Maria Luzenita Wagner Mallmann, Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas - IFAL

Docente do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas - IFAL.

Ebenézer Bernardes Correia Silva, Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas - IFAL

Docente do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Alagoas - IFAL

Referências

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Publicado

28-02-2023

Como Citar

Assis, S., Assíria Amorim Costa, H. ., Luzenita Wagner Mallmann, M. ., & Bernardes Correia Silva, E. . (2023). GENÉTICA FORENSE: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NA SALA DE AULA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14602

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

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