TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SENAC: MATRÍCULAS ONLINE E ENSINO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DAS TICS

DIGITAL TRANSFORMATION: ONLINE ENROLLMENTS AND DISTANCE LEARNING THROUGH INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICTS)

Autores

  • Laura Danielly do Bonfim Castro Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Gessica Carolina Alves de Lima Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Rodrigo César Reis de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, SENAC, EAD, Matrículas Online, TICs

Resumo

O presente trabalho foi fruto de uma ação extensionista e visa explorar a aplicação da Tecnologias da Informação e Comunicações (TICs) no âmbito organizacional, especificamente no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), visando a implementação de um sistema de matrículas online e a possibilidade de implantação da modalidade de ensino a distância (EAD). Destaca-se a importância das TICs nas organizações, permitindo a coleta e o processamento eficiente de dados para o planejamento e a tomada de decisões. No contexto educacional, as TICs podem enriquecer o processo de ensino aprendizagem, promovendo dinamismo e facilitando a comunicação entre alunos e professores. O objetivo geral do artigo consiste em contribuir para a utilização da TICs na implementação de um sistema de matrículas online e para a adoção do EAD no SENAC. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas análises da infraestrutura de TICs disponíveis na instituição, identificação das principais tecnologias utilizadas, avaliação dos impactos das TICs nos processos de trabalho, proposição de melhorias para a utilização da tecnologia e elaboração de planos de ação a partir da metodologia 5W2H1I. Este estudo demonstra a relevância prática e a aplicabilidade das TICs no ambiente educacional do SENAC. As ações desenvolvidas contribuíram para a modernização dos processos administrativos, com o intuito de promover um ambiente mais eficiente, alinhado às demandas atuais de ensino e gestão.

Downloads

Biografia do Autor

Laura Danielly do Bonfim Castro, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de graduação/UFAL.

Gessica Carolina Alves de Lima, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Estudante de graduação/UFAL

Rodrigo César Reis de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Docente da FEAC/UFAL.

Referências

ALENCAR, A.F.N; SOARES, R.C.R.G. Entidades do Sistema S: Iniciativa de parcerias para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros. Revista Multidisciplinar de Psicologia, vol. 13, n. 45, p. 102-109, 2019. ISSN 1981-1179. acesso em: 20 de abril de 2023.

CAMPOS PEREIRA, D. A.; OLIVEIRA BARBOSA, L. S. de .; MATA LIBORIO FILHO , J. da . O Uso da Plataforma Moodle para o E-LEARNING na Universidade do Estado do Amazonas - UEA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 4, n. 2, p. e422674, 2023. DOI: 10.47820/recima21.v4i2.2674. Acesso em: 27 abr. 2023.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.

DA COSTA, Jaqueline Brito et al. Entraves e benefícios na utilização do ensino remoto para os acadêmicos do curso de enfermagem durante a pandemia de COVID-19: revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e44911124883-e44911124883, 2022.

DE SENA, Edna Maria Ferreira et al. A evolução da educação por meio da tecnologia. Disponível em: <https://ayaeditora.com.br/wp-content/uploads/Livros/L138C10.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2023.

DO DISTRITO FEDERAL, Ouvidoria-Geral et al. Sistema Informatizado de Ouvidoria-Ouv/DF. 2019. Disponivel em: https://data.cetic.br/explore/?pesquisa_id=7&unidade=Escolas%20urbanas%20e%20rurais. Acesso em: 20 de abril de 2023.

ETIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação entre as empresas brasileiras: TIC Empresas 2021. Acesso em 1 abr. 2023 .

LEONOR, Cleverson Alberto; PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Tecnologias de Informação na Assistência Estudantil: parâmetros ao enfrentamento do COVID-19. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica, v. 12, n. 1, 2022. Acesso em: 3 de abril de 2023.

LIMA, L. A. de O.; DE SOUZA, H. Y. S.; KIMURA, D. da P. M.; DE SOUSA, S. N.; DE OLIVEIRA, R. F.; GRAF, L.; DE SOUZA, S. N.; MARQUES, C. D.; PALMA, A. L. G. L.; COSTA, L. D. dos S. A educação pós-pandemia: oportunidades e desafios na utilização de TICs como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 16, n. 12, p. 30768–30784, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.12-103. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/3580. Acesso em: 28 jun. 2024.

OLIVEIRA , J. P, et al; Using of Information and Communication Technologies in Higher Education During COVID-19 Pandemic. SciELO Preprints, 2023. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.5813. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5813. Acesso em: 27 apr. 2023.

PEREIRA, A. C.; CLEMENTE THOM DE SOUZA, R. . Otimização do Método DISC de Seleção de Pessoas Baseadas em Algoritmo Genético e Naive Bayes: um estudo de casa em uma empresa “Sistema S” do Paraná. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 234–251, 2021 acesso em: 15 de abril de 2023.

PEREIRA DA SILVA, J. C., BRITO AMARAL, M. F., LOPES NASCIMENTO, A., & FELIX CARVALHO, I. C. (2019). O Impacto da Tecnologia da Informação na Gestão de Pequenas Empresas. Revista Formadores, 12(6), 47. acesso em: 24 de abril de 2023.

PINTO, D.; GORRI MOLINA, L.; PALETTA, F. C. Uso das tecnologias da informação e comunicação na gestão da informação e do conhecimento nas organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 80–96, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/60226. Acesso em: 1 abr. 2023.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Site Disponível em: https://sebrae.com.br. Acesso em 10 abr. 2023.

SOUSA, J. R. de, et al. O uso da gamificação no ensino de educação financeira com alunos de um projeto de extensão. Administração: princípios de administração e suas tendências - ISBN 978-65-5360-104-8 - Editora Científica Digital - https://www.editoracientifica.com.br/artigos/o-uso-da-gamificacao-no-ensino-de-educacao-financeira-com-alunos-de-um-projeto-de-extensao - Ano 2022. página 119-128 Acesso em: 28 abr. 2023.

SOUTO-MAIOR, Joel. Planejamento estratégico e comunicativa. João Pessoa: Editora Universitária de UFPB. 2012.

XAVIER, B. D. ; MELLO, D. A. A. de; Jogos , Gamificação e Ensino Médio Sob a Perspectiva Histórico.Cultural: UMA REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DE 2015 A 2020. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 67-89, 2022. DOI: 10.36524/profept.v6i2.1027. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/1027. Acesso em: 28 abr. 2023.

ZILLI, Leandro Ferreira. O profissional da tecnologia da informação (TI): a importância do profissional de TI dentro da empresa Budny. Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação-Unisul Virtual, 2019.

SANTOS, George França dos; MEDEIROS, Thalita Melo de Souza; RIBEIRO, Josivânia Costa Sousa. TICs e Educação: desafios e perspectivas no século XXI. TICs & EaD em Foco. São Luís, v. 3, n. 2, jul./dez. 2017. Acesso em: 05 maio 2024.

SEBRAE SC. 5W2H: o que é, para que serve e por que usar na sua empresa. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/blog/5w2h-o-que-e-para-que-serve-e-por-que-usar-na-sua-empresa. Acesso em: 19 jun. 2024.

WE ARE SOCIAL. Digital 2024: 5 billion social media users. 25 jan. 2024. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2024/01/digital-2024-5-billion-social-media-users/. Acesso em: 10 mai. 2024.

SISTEMA COMÉRCIO DE ALAGOAS discute novas parcerias e ações integradas com a SECTI. Senac Alagoas, 26 jan. 2024. Disponível em: https://al.senac.br/noticias/sistema-comercio-de-alagoas-discute-novas-parcerias-e-acoes-integradas-com-a-secti. Acesso em: 10 mai. 2024.

Pohlmann, M. N. et al. Uma análise do método pesquisa-ação na engenharia de produção. Revista Científica On-line Tecnologia – Gestão – Humanismo, Guaratinguetá, v. 13, n. 1, abr. 2023. ISSN 2238-5819.

Publicado

24-03-2025

Como Citar

do Bonfim Castro, L. D., Alves de Lima, G. C., & Reis de Oliveira, R. C. (2025). TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SENAC: MATRÍCULAS ONLINE E ENSINO A DISTÂNCIA ATRAVÉS DAS TICS: DIGITAL TRANSFORMATION: ONLINE ENROLLMENTS AND DISTANCE LEARNING THROUGH INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICTS). REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(22). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/18076

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.