O QUE SE VÊ AO VER UMA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA ? – UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA.
Palavras-chave:
Imagem Cinematográfica; Wittgenstein; Ver Como; Significado; Visualidade.Resumo
Este artigo pretende discutir aspectos fundamentais da dimensão significativa da imagem cinematográfica, buscando mostrar a não plausibilidade da teoria causal da percepção e do significado na explicação do significado das imagens técnicas em movimento. Para este fim, buscou-se basear esta reflexão nas contribuições do filósofo Wittgenstein sobre a linguagem, especialmente, nas suas reflexões sobre o conceito psicológico de “ver como”. Pretende-se argumentar que a determinação do significado da imagem cinematográfica é estabelecido pragmaticamente dentre de variados jogos de linguagem que envolvem visualidade, tendo como critério de significação da imagem, não um ver puro e causal, mas o uso da linguagem comum ao se tentar dizer o que se vê.
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Referências
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WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. 5.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
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