O QUE SE VÊ AO VER UMA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA ? – UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA.

Autores

  • Marcus José Alves de Souza UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave:

Imagem Cinematográfica; Wittgenstein; Ver Como; Significado; Visualidade.

Resumo

Este artigo pretende discutir aspectos fundamentais da dimensão significativa da imagem cinematográfica, buscando mostrar a não plausibilidade da teoria causal da percepção e do significado na explicação do significado das imagens técnicas em movimento. Para este fim, buscou-se basear esta reflexão nas contribuições do filósofo Wittgenstein sobre a linguagem, especialmente, nas suas reflexões sobre o conceito psicológico de “ver como”. Pretende-se argumentar que a determinação do significado da imagem cinematográfica é estabelecido pragmaticamente dentre de variados jogos de linguagem que envolvem visualidade, tendo como critério de significação da imagem, não um ver puro e causal, mas o uso da linguagem comum ao se tentar dizer o que se vê.

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Biografia do Autor

Marcus José Alves de Souza, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Professor do Curso de Filosofia da UFAL. Doutor em Filosofia. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição (CNPQ).

Referências

ALLEN, Richard. Olhando imagens cinematográficas. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org.) Teoria contemporânea do cinema. Vol. I. São Paulo: Editora Senac, 2005. p. 189-215.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Ed. Hucitec, 1985.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. 5.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

Publicado

2022-11-30

Como Citar

José Alves de Souza, M. . (2022). O QUE SE VÊ AO VER UMA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA ? – UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14629

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