O QUE SE VÊ AO VER UMA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA ? – UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA.
Palabras clave:
Imagem Cinematográfica; Wittgenstein; Ver Como; Significado; Visualidade.Resumen
Este artigo pretende discutir aspectos fundamentais da dimensão significativa da imagem cinematográfica, buscando mostrar a não plausibilidade da teoria causal da percepção e do significado na explicação do significado das imagens técnicas em movimento. Para este fim, buscou-se basear esta reflexão nas contribuições do filósofo Wittgenstein sobre a linguagem, especialmente, nas suas reflexões sobre o conceito psicológico de “ver como”. Pretende-se argumentar que a determinação do significado da imagem cinematográfica é estabelecido pragmaticamente dentre de variados jogos de linguagem que envolvem visualidade, tendo como critério de significação da imagem, não um ver puro e causal, mas o uso da linguagem comum ao se tentar dizer o que se vê.
Descargas
Citas
ALLEN, Richard. Olhando imagens cinematográficas. In: RAMOS, Fernão Pessoa (Org.) Teoria contemporânea do cinema. Vol. I. São Paulo: Editora Senac, 2005. p. 189-215.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Ed. Hucitec, 1985.
WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. 5.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.