A INSERÇÃO DA EXTENSÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO:

UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFAL.

Autores

  • Talita de Souza Lins UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Thaís Telles Queiroz Lira UFAL - Universidade Federal de Alagoas.
  • Laura Beatriz da Silva Moura Carnaúba UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Palavras-chave:

Atividades Extensionistas, Currículo, Graduação

Resumo

Ensino, Pesquisa e Extensão formam a tríade fundamental das universidades brasileiras, como estabelece o artigo 207 da Constituição de 1988. Neste contexto, entende-se a atividade de extensão como uma ação da Universidade junto à comunidade para o compartilhamento de saberes visando uma interação transformadora. Assim, faz-se necessário o permanente monitoramento dessas ações, bem como sua divulgação. Desta forma, este trabalho busca apresentar um panorama acerca da implementação da curricularização da extensão nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, enfatizando sua inserção nos Projetos Pedagógicos de cada graduação. Dessa forma, tendo em vista as recomendações das Resoluções e Instruções Normativas da Instituição, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para coleta de dados que serão aqui expostos. Esperamos que os resultados possibilitem o delineamento de estratégias de consolidação da extensão nas matrizes dos cursos. 

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Biografia do Autor

Talita de Souza Lins, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Letras.

Thaís Telles Queiroz Lira, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Técnica em Assuntos Educacionais. (UFAL) – Mestre em Propriedade Intelectual.

Laura Beatriz da Silva Moura Carnaúba, UFAL - Universidade Federal de Alagoas.

Estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Biblioteconomia.

Referências

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

de Souza Lins, T., Telles Queiroz Lira, T. ., & Beatriz da Silva Moura Carnaúba, L. (2022). A INSERÇÃO DA EXTENSÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO:: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFAL. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(10). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14760

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