AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PNAES NA UFPE

Autores

  • Ana Maria Bastos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Aluísio Norberto dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Felipe Lucena Carneiro de Albuquerque Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Luciana Peixoto Santa Rita Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Rodrigo Gameiro Guimarães Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Bruno Setton Gonçalves Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Assistência Estudantil. Ensino Superior. Pnaes. Vulnerabilidade Socioeconômica.

Resumo

A partir do Decreto nº 7.234/2010, institui-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) com objetivo de contribuir com a permanência e conclusão do curso de graduação de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O artigo tem como objetivo avaliar a efetividade da implementação do Pnaes na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe). A análise partiu de dados disponíveis no site da instituição no período de 2017 a 2021, tendo como metodologia a pesquisa documental. O resultado mostra que todas as áreas propostas no programa vêm sendo implementadas para colaborar com a permanência estudantil e conclusão com êxito da graduação. A análise revelou, ainda, que o repasse orçamentário da ação 4002, pelo Ministério da Educação (Mec), oscila nos 3 primeiros anos, cresce em 2020, e em 2021 há um decréscimo de 13,5% em relação ao anterior, em valores não deflacionados. Os dados obtidos sugerem uma efetividade no que se refere à retenção, mas há carência de indicadores publicados para conclusões a respeito da evasão, conclusão e desempenho acadêmico dos alunos.

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Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

28-02-2023

Como Citar

Bastos, A. M., dos Santos, A. N. ., Carneiro de Albuquerque, F. L. ., Peixoto Santa Rita, L. ., Gameiro Guimarães, R. ., & Setton Gonçalves, B. . (2023). AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PNAES NA UFPE . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 12(13). Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15108

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