Subjetividades Políticas Contemporâneas e suas Relações com o Cinema: Solidão, Tristeza, Dor e Individualidade em Algumas Cenas de Closer, Caché e Babel
Palavras-chave:
Cinema, Subjetividades políticas contemporâneas, Individualidade.Resumo
O artigo aborda as relações que são construídas em torno do conceito de subjetividades políticas contemporâneas representadas nos filmes: Closer, Caché e Babel. O objetivo é analisar como estas produções cinematográficas representam a solidão, a tristeza, a dor e a individualidade a partir da trama vivenciada pelos principais personagens dos três filmes. Como metodologia para a análise foi utilizada a técnica de decupagem que consiste na descrição das cenas que compõem os filmes, cenári os onde as tramas ocor rem e às vezes a reprodução dos di ál ogos de al guns personagens que melhor representam o tema proposto no estudo. Há ainda referências teóricas sobre a construção de processos de subjetivação na atual fase globalizada do capital e suas imbricações com o campo simbólico, representado pela indústria do cinema.