A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO CINEMA E A REAFIRMAÇÃO FÍLMICA DO PROTAGONISMO FEMININO.

Authors

  • Aurora Almeida de Miranda Leão UFJF -Universidade Federal de Juiz de Fora.

Keywords:

memória; cinema;protagonismo feminino.

Abstract

Este texto tem como foco o documentário ``Desarquivando Alice Gonzaga (DAG)", roteirizado e dirigido pela cineasta Betse de Paula, cuja primeira exibição pública aconteceu na Mostra de Cinema de Ouro Preto, em junho deste ano. Para esta análise, foram evidenciados os elementos da estrutura que tornam o filme uma construção do roteirista, também, diretor. A Metodologia empregada consistiu na pesquisa bibliográfica e na análise da narrativa, aos moldes de Candida Gancho e David Bordwell. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aurora Almeida de Miranda Leão, UFJF -Universidade Federal de Juiz de Fora.

 Mestranda na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bacharel em Comunicação Social com Pós-Graduação em Audiovisual em Meios Eletrônicos (UFC). Organizadora dos livros Críticas de Cinema (Imprensa Oficial de São Paulo) e Ensaios de Cinema (BNB/BNDES).

References

BARTHES, Roland. Análise Estrutural da Narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Obras escolhidas, tomo I. São Paulo: editora Brasiliense, 1985.

BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão (org.), Teoria contemporânea do cinema: documentário e narrativa ficcional, vol 2. São Paulo: Senac, 2005, pp. 277-301

COMPARATO, Doc. Roteiro: arte e técnica de escrever para cinema e televisão. Rio de Janeiro: Nórdica, 1983.

DA-RIN, Silvio. Espelho partido - Tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2004.

ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: editora Objetiva, 1982.

GANCHO, Cândida Vilares. Como Analisar Narrativas. São Paulo: Ática, 1991.

GONZAGA, Alice. 50 anos de Cinédia. Rio de Janeiro: Record, 1987.

GONZAGA, Alice; AQUINO, Carlos. Gonzaga por ele mesmo. Rio de Janeiro: Record, 1989.

JOLY, Martine – A imagem e a sua interpretação. Lisboa: edições 70, 2002.

LABAKI, Amir. Introdução ao documentário brasileiro. São Paulo: Francis, 2006.

MORIN, Edgar – O Cinema e o Homem Imaginário. São Paulo: editora Moraes, 1970.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: UNB, 2013.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. São Paulo: Papirus, 2005.

RAMOS, Fernão (org). História do cinema brasileiro. São Paulo: Círculo do Livro, 1987. (2.ed. São Paulo, Art / Secretaria de Estado da Cultura, 1990.)

SALLES, W. O documentário como socorro nobre da ficção. Rio de Janeiro: Cinemais, Vol.9, pp. 7-40, 1998.

SARAIVA, Leandro, CANNITO, Newton. Manual de Roteiro. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004.

SOUZA, Carlos Roberto de. Nossa aventura na tela - A trajetória fascinante do cinema brasileiro da primeira filmagem à Central do Brasil. São Paulo: Cultura, 1998.

XAVIER, Ismail: O Olhar e a Cena. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

______________. O discurso cinematográfico. São Paulo: editora Paz e Terra, 2005.

Published

2022-11-30

How to Cite

Almeida de Miranda Leão, A. . (2022). A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO CINEMA E A REAFIRMAÇÃO FÍLMICA DO PROTAGONISMO FEMININO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 11(09). Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14643

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 

You may also start an advanced similarity search for this article.