A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO IFRS
Keywords:
Extensão. Estágio Supervisionado. Imigrantes e Refugiados. Língua e Literatura.Abstract
O presente texto é um relato análítico da experiência vivenciada no componente curricular Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves. O objetivo da disciplina é o desenvolvimento e a realização do Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados e da Semana de Língua e Literatura para alunos que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. No curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados, notou-se a assiduidade e o empenho em aprender, o que gerou nítidos avanços comunicacionais utilizando a língua falada no Brasil. Na Semana de Língua e Literatura, percebeu-se a vontade dos alunos presentes no acesso gratuito a oficinas e palestras sobre temas recorrentes no ENEM e nas principais provas de vestibular do país, considerando que muitos alunos do Ensino Médio não têm acesso a cursinhos preparatórios. Como resultados, pôde-se observar a efetiva participação da comunidade extraescolar. Dessa forma, os projetos cumpriram com os pilares pesquisa-ensino-extensão, numa integração da universidade com a sociedade.
Downloads
References
ADDOR, Felipe (Org.). Extensão e políticas públicas: o agir integrado para o desenvolvimento social. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/FAPERJ, 2015.
ALMEIDA, Dayse Santos de; CAPUTO, Maria Constantina. Extensão universitária e cidadania: conceitos, histórico e práticas no Brasil e na UFBA. In: CAPUTO, Maria Constantina; TEIXEIRA, Carmen Fontes. Universidade e sociedade: concepções e projetos de extensão universitária. Salvador: EDUFBA, 2014. p. 15- 31.
BALZAN, Carina Fior Postingher; KANITZ, Andréia. Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: relato de uma experiência no IFRS - Campus Bento Gonçalves. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Revista LínguaTec, Bento Gonçalves, v. 5, n. 1, p. 273-284, jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/download/4012/2632>. Acesso em: 16 de jun. 2023.
BRASIL. Política Nacional de Extensão Universitária, FORPROEX, 2012. Disponível em: <http://www.proexc.ufu.br/legislacoes/2012-politica-nacional-de-extensao-universitaria-forproex-2012>. Acesso em: 12 jun. 2023.
BRASIL. Projeto Pedagógico Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. IFRS: Bento Campus Bento Gonçalves, 2017. Disponível em: <https://ifrs.edu.br/bento/wp-content/uploads/sites/13/2021/08/PPC_Letras_BG_com_Anexos_2017.pdf>. Acesso em: 15 de jun. 2023.
BRASIL. Resolução n. 058, de 15 de agosto de 2017. Política de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Disponível em: <https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/08/Resolucao_058_17_Completa.pdf>. Acesso em: 15 de jun. 2023
BRASIL. Resolução n. 7, de 7 de dez. de 2018: estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação-PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/84291-extensao-na-educacao-superior-brasileira>. Acesso em: 15 de jun. 2023.
CAMARGO, Helena Regina Esteves de. Diálogos transversais: narrativas para um protocolo de encaminhamentos às políticas de acolhimento a migrantes de crise. 272 p. Tese (doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas – São Paulo, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1092905>. Acesso em: 06 jun. 2023
CAPUTO, Maria Constantina (Org.); TEIXEIRA, Carmen Fontes (Org.). Universidade e sociedade: concepções e projetos de extensão universitária. Salvador: EDUFBA, 2014.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.
GROSSO, Maria José dos Reis. Língua de acolhimento, língua de integração. Revista Horizontes de linguística aplicada, v. 9, n. 2, p. 61-61, 2010.
HOOK, Sidnei. Psicanálise, método científico e filosofia. Nova York: Routledge, 2020.
OBMIGRA, Observatório das Migrações Internacionais. Disponível em: <https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados>. Acesso em: 12 jun. 2023.
SILVA, Luciane Duarte da; BERNARDES, Marco Aurelio; PELARIN, André Luiz. Indicadores e Parâmetros para a estrutura da Extensão Universitária em uma IES: Algumas propostas. In: SILVA, Luciane Duarte da; CÂNDIDO, João Gremmelmaier (Org.). Extensão Universitária: Conceitos, Propostas e Provocações. São Bernardo do Campo, São Paulo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.